Seleção geral para o Serviço Militar termina nesta sexta no TG

Termina nesta sexta-feira (30) a seleção geral de cerca de 550 jovens alistados este ano ou em débito com o Serviço Militar em Campo Mourão. As entrevistas para avaliações médicas e análise da situação social dos jovens foram iniciadas na terça-feira (27), na sede do Tiro de Guerra. Por conta da pandemia de Coronavírus os dispensados prestam o juramento a Bandeira no mesmo dia.

Serão pré-selecionados 300 jovens nascidos em 2002 ou que encontram-se em pendência com o Serviço Militar em Campo Mourão. Uma equipe de Curitiba auxilia no processo de seleção. Uma nova seletiva será realizada em fevereiro, quando serão escolhidos os 100 homens para formar a turma de atiradores de 2021. 

“Os escolhidos na seleção geral vão receber informações pelo número de celular ou email sobre a data da seleção complementar”, informa o comandante do TG, 1º sargento Lisandro de Freitas. Ele explica que o processo de seleção envolve vários critérios, inclusive questões sócio-econômicas, como trabalho e estudos. 

“Quem é selecionado e não comparece à organização a que foi designado é considerado insubmisso, ato que configura crime militar sujeito a pena de reclusão de seis meses a dois anos”, lembra. O alistamento militar é obrigatório a todos os jovens do sexo masculino no ano em que completam 18 anos.