Selo do Turismo está com adesões abertas para empresas de Campo Mourão

As adesões para participar do ciclo 2019/2020 do Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, do Sebrae/PR, estão abertas para empresas de Campo Mourão. Ao entrarem para o programa, os negócios são incentivados a investir na melhoria da gestão e na excelência dos seus produtos e serviços para que se tornem mais competitivos.

O Programa, que atesta que empreendimentos estão em conformidade com critérios de qualidade, é desenvolvido pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention e Paraná Turismo.

A dinâmica da participação submete as empresas a processos de avaliação, que incluem questionários, visitas de consultores, entrevistas e turista oculto, entre outros, seguindo as normas técnicas do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Para obter o Selo, é preciso cumprir uma série de requisitos e passar pelo crivo do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Para um negócio se tornar mais competitivo e ganhar destaque no mercado, a qualidade em produtos e serviços é vista como indispensável pela consultora do Sebrae/PR, Patrícia Valente Santini. Ela destaca que as empresas estão percebendo essa necessidade e adotando estratégias, mostra disso é que o Programa Selo de Qualidade no Turismo tem atraído cada vez mais participantes: na regional Noroeste, o número saltou de 16, no primeiro ciclo, para 27, no último.

Com a participação, como consequência do ganho em qualidade há impacto positivo junto aos consumidores de turismo, público que possui perfil exigente. Um dos objetivos do Selo é reconhecer e diferenciar os estabelecimentos que oferecem um serviço de excelência e um produto de qualidade, gerando mais segurança e confiança nos consumidores, diz Patricia. O Selo, que tem validade de um ano, é entregue ao final do ciclo, em Curitiba, com a classificação Ouro, Prata ou Bronze, a depender do índice de conformidade obtido pela empresa. Para mais informações, os interessados podem acessar o site do Sebrae: http://www.sebrae.com.br/ (Com informações do Sebrae)