Semente plantada em Campo Mourão chega a Espanha

Projeto desenvolvido e criado em Campo Mourão, o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável acontecerá este ano, entre os dias 21 e 24 de setembro, na Catedral de Pamplona, na cidade de Navarra, Espanha. Nascido em 2006, é a primeira vez que o evento atravessa o Atlântico rumo ao velho continente. Coordenado pelo presidente da Fundação São José, Samoel Kozelinski, e Ruben Orlando Moyano, o encontro representa novas oportunidades de visibilidade internacional do turismo religioso. Bem como a integração social e justa através do segmento.

Kozelinski lembra que o congresso teve início em terras mourãoenses. Daí por diante, fez nascer entre os fundadores da Fundação São José a ideia em levar a sua sede a outros países, principalmente, pensando no intercâmbio com novos interessados. Hoje, o principal objetivo do evento é buscar conhecimento, pesquisa, além de debater ideias, visando integrar estudantes, professores, profissionais da área do turismo, empreendedores, religiosos e a sociedade como um todo, no Brasil e outros países.

O congresso já ocorreu em diversas cidades brasileiras e argentinas. Também já foi sediado na Bolívia e em Honduras. E, juntamente com a contribuição de participantes do Uruguai, Chile, e Paraguai, o evento se consolidou como um marco significativo para a integração turística do Mercosul. “Somando a este fato, tivemos a presença em diferentes edições de representantes da Espanha, México, Equador, Turquia, Colômbia, Honduras e Costa Rica”, disse Kozelinski. Segundo ele, o congresso despertou a motivação de governos e instituições internacionais que demonstraram interesse em sediar novas edições.

Além da Catedral de Pamplona, construída por volta do ano de 1500, ser um eterno cartão postal, ela também é porta de entrada para o caminho francês de São Tiago de Compostela. Pamplona é um símbolo do cristianismo na Espanha que representa paz e amor, que pode se tornar o catalizador de uma nova fase do turismo na região de Pamplona, explicou Kozelinski.

Fundação São José

Fundada em Campo Mourão, em 2004, a Fundação São José foi criada a partir de uma reunião da pastoral, no Centro Catequético. Na época, o Bispo Dom Mauro surgiu com um relatório do IBGE sobre a quantidade de pessoas que deixaram a região de Campo Mourão. Ele então lançou um desafio: que a população transformasse aquela realidade. “Desde então focamos no turismo religioso. Mais especificamente, nas rotas da fé. Em cada uma delas, sempre ouvimos a população rural. E buscamos soluções aos seus problemas”, disse Kozelinski.

A Fundação também atua no aconselhamento familiar através de cursos. Neles, abrangem reuniões visando o melhor relacionamento entre casais. “Também atuamos no combate à drogadição. Ou seja, um trabalho intenso de orientação”, explicou.

Serviço

Este ano, devido aos protocolos contra a Covid, o evento será híbrido. Presencialmente estarão apenas 250 pessoas. Os demais poderão participar online. As inscrições podem ser feitas no site do congresso www.congresoturismoreligioso.com