Tecnologia inédita no Brasil para produzir tinta eletroluminescente é desenvolvida em Campo Mourão

Uma iniciativa inovadora em Campo Mourão, voltada a tecnologias avançadas de iluminação, vem destacando o município como polo nacional no ramo. Isso porque a empresa VRI, por meio da WRE – braço tecnológico da indústria eletrônica mourãoense – desenvolveu na cidade um processo de fabricação inédito no Brasil para a produção de tinta eletroluminescente, capaz de transformar superfícies em fontes de luz ao serem estimuladas por corrente elétrica.

Para conhecer os detalhes do projeto e as funcionalidades dessa inovação no mercado, a TRIBUNA conversou com o executivo de Desenvolvimento de Negócios da VRI, da Divisão WRE, especialista em Desenvolvimento de Tecnologias, Pedro Lucas Lopes Tazinafo. “Somos orgulhosamente a única empresa brasileira detentora desta tecnologia proprietária”, afirmou.

Segundo ele, a ideia teve origem na identificação de uma tecnologia fora do país, com alto potencial de impacto no mercado brasileiro. “A iniciativa surgiu após identificarmos uma tecnologia promissora no exterior que poderia revolucionar o mercado brasileiro. Reconhecendo o potencial transformador das superfícies eletroluminescentes, nossa empresa tomou a decisão estratégica de não apenas importar, mas desenvolver e patentear nosso próprio processo de fabricação”, explicou.

O processo foi conduzido pela WRE em Campo Mourão, com uma abordagem voltada ao contexto industrial nacional. “Investimos significativamente para trazer esta inovação ao Brasil, adaptando-a à nossa realidade industrial e criando um diferencial competitivo único no mercado nacional”, destacou Tazinafo.

Ele comentou que a equipe multidisciplinar responsável por produzir a tecnologia, que incluiu diversos engenheiros, adaptou o conhecimento internacional às particularidades do Brasil. Para isso, todo o processo de fabricação foi desenvolvido considerando insumos disponíveis no mercado nacional. Dessa forma, no futuro, será possível reduzir a dependência de importações, a fim de criar uma cadeia de valor genuinamente brasileira, conforme informou o especialista.

Desenvolvimento e funcionalidade

Tazinafo explicou que o desenvolvimento da tecnologia inovadora foi um processo complexo, que envolveu diversas etapas, como intenso estudo e pesquisas. Segundo ele, o projeto envolveu inicialmente a prospecção tecnológica internacional para identificar as melhores práticas. A partir disso, foi necessário a equipe à frente da iniciativa adquirir conhecimento estratégico para possibilitar a adaptação da iniciativa à realidade brasileira.

Todo esse trabalho de pesquisa e investimentos necessários aconteceu durante aproximadamente 12 meses. “O grande diferencial foi justamente compreender que não se tratava apenas de desenvolver uma tinta, mas sim um processo completo de fabricação – esta visão nos permitiu criar uma solução verdadeiramente inovadora e exclusiva no mercado brasileiro”, afirmou o executivo.

Entre as diversas aplicações possíveis, estão painéis arquitetônicos com iluminação integrada e uniforme e displays informativos de baixo consumo energético

Todo o trabalho resultou na possibilidade de aplicar a transformação de superfícies em fontes de luz quando estimuladas por corrente elétrica de diversas formas, indo além da estética. Entre elas, destacam-se a aplicação na sinalização de segurança industrial com visibilidade superior mesmo em condições adversas, em painéis arquitetônicos com iluminação integrada e uniforme e em displays informativos de baixo consumo energético.

Além disso, essa tecnologia eletroluminescente também pode estar presente em embalagens premium para iluminação personalizada, projetos artísticos e instalações interativas de alta complexidade ou produtos na indústria da moda. “Nossa tecnologia proprietária permite aplicação em diversos tipos de materiais com excelente aderência e durabilidade”, disse o colaborador.

A empresa, que atua há mais de 30 anos no ramo da inovação e tecnologia (sendo os últimos 22 com sede fabril em Campo Mourão), já projeta a expansão da capacidade produtiva para atender à demanda, impulsionando o município para além de suas fronteiras regionais. “Este pioneirismo posiciona Campo Mourão como um polo de excelência em tecnologias avançadas de iluminação no cenário nacional”, avaliou Tazinafo.