Unespar diz que retorno das atividades presenciais em Campo Mourão está ocorrendo de ‘forma gradativa’

O professor doutor, João Marcos Borges Avelar, diretor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, emitiu uma nota de esclarecimento à TRIBUNA, na tarde desta quarta-feira (9), em que explica sobre o retorno presencial das atividades na Instituição de Ensino.

O comunicado foi emitido após o jornal publicar reportagem sobre o Procon ter expedido recomendação administrativa à Universidade para que retorne com as aulas presenciais o mais breve possível. Acadêmicos também procuram a reportagem, após relatarem a situação ao Procon da cidade. A alegação é que estão sendo prejudicados com o ensino de forma remota.

O diretor explicou em nota, que por questões decorrentes da pandemia, o retorno presencial está ocorrendo de forma gradativa. Segundo ele, todas as turmas dos cursos de graduação e dos programas de mestrado ofertados no campus estão iniciando o ano letivo de 2022 de forma presencial. “As aulas remotas estão sendo ministradas apenas para os cursos que ainda não concluíram o ano letivo de 2021”, frisou.

Avelar afirmou que há um calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) que determina o retorno das aulas presenciais da seguinte forma: Fevereiro – História e Engenharia de Produção Agroindustrial; Março – Administração, Matemática e Ciências Contábeis; Abril – Todos os demais cursos; Maio – Todos os primeiros anos que ainda não tiveram iniciadas as aulas em razão dos prazos legais do vestibular.

“O campus de Campo Mourão não tem autonomia para decidir, de forma isolada, questões referentes ao coletivo da Universidade”, ressaltou o diretor. Conforme o professor, estas decisões são tomadas pelos Conselhos que possuem representantes de todos os campi, e obedecem a legislação e o regimento da Universidade. “Desde o início da pandemia, o Campus de Campo Mourão nunca suspendeu as atividades administrativas, mantendo suas dependências abertas ao atendimento à comunidade, no período matutino”, disse.

Ele ressaltou que os cursos que finalizaram o ano letivo de 2021 e já iniciaram o ano letivo de 2022, estão retornando de forma presencial para as atividades acadêmicas. Como os cursos possuem datas de retorno diferenciadas, por questões decorrentes da pandemia, o retorno presencial está ocorrendo de forma gradativa. “Pois quando um ano letivo termina, a Secretaria Acadêmica necessita cumprir os prazos legais para as matrículas e rematrículas dos estudantes”, esclareceu. Leia abaixo a íntegra da nota encaminhada à TRIBUNA.

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O RETORNO DE ATIVIDADES PRESENCIAIS

A Unespar/Campus de Campo Mourão vem por meio deste, prestar esclarecimentos sobre o retorno do ano letivo de 2022 na modalidade presencial. Todas as turmas dos Cursos de Graduação e dos Programas de Mestrado ofertados no Campus estão iniciando o ano letivo de 2022 de forma presencial. As aulas remotas estão sendo ministradas apenas para os cursos que ainda não concluíram o ano letivo de 2021.

Há um Calendário Acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) que determina o retorno das aulas presenciais da seguinte forma: Fevereiro – História e Engenharia de Produção Agroindustrial; Março – Administração, Matemática e Ciências Contábeis; Abril – Todos os demais cursos; Maio – Todos os primeiros anos que ainda não tiveram iniciadas as aulas em razão dos prazos legais do vestibular.

Cabe frisar que, a diferença de datas para o início das aulas é decorrente das dificuldades na realização do ensino remoto durante a pandemia, o que levou alguns cursos a finalizar suas jornadas letivas em momentos diferentes. Desde o início da pandemia, em que o Governo Estadual suspendeu todas as atividades presenciais em 17/03/2020, a UNESPAR se orienta por documentos expedidos pelos conselhos superiores da Universidade (CEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; COU – Conselho Universitário e o CAD – (Conselho de Administração).

O Campus de Campo Mourão, não tem autonomia para decidir, de forma isolada, questões referentes ao coletivo da Universidade. Estas decisões são tomadas pelos Conselhos que possuem representantes de todos os Campi e obedecem a legislação e o Regimento da Universidade. Desde o início da pandemia, o Campus de Campo Mourão nunca suspendeu as atividades administrativas, mantendo suas dependências abertas ao atendimento à comunidade, no período matutino. A partir de outubro de 2021, os serviços administrativos retornaram de forma presencial e em horário normal de expediente. Em novembro de 2021, as Pró-reitorias de Graduação (PROGRAD), Extensão e Cultura (PROEC), segundo consta na Resolução Nº 046/2021 – CEPE/UNESPAR, “Estabelece as diretrizes de retorno às atividades presenciais e a elaboração de plano para organização e gestão das atividades acadêmicas da UNESPAR a partir de 02 de fevereiro de 2022”, ficaram responsáveis pela Instrução Normativa para o plano de retorno às atividades presenciais. A Instrução Normativa nº 02/2021 – PROGRAD em seu capítulo II “Do retorno presencial do calendário acadêmico de 2021”, em seu Art. 4º “estabelece que o CURSO poderá solicitar autorização para a manutenção do término do período LETIVO DE 2021, ainda na modalidade do Ensino Remoto, justificando essa solicitação”.

Na Instrução Normativa, constam todos os trâmites para que esse processo aconteça. No Art. 5º, prevê-se que as atividades acadêmicas do calendário LETIVO de 2022 seguirão presenciais a partir de 02/02/2022, conforme calendário acadêmico aprovado no CEPE. A título de esclarecimento, não se pode confundir ANO LETIVO com ANO VIGENTE. A UNESPAR/ Campus de Campo Mourão retornou no dia 02/02/2022, finalizando o ano LETIVO de 2021, CONFORME OS CALENDÁRIOS ACADÊMICOS APROVADOS NO CEPE.

Os cursos que finalizaram o ano LETIVO de 2021, e já iniciaram o ano LETIVO de 2022, estão retornando de FORMA PRESENCIAL para as atividades acadêmicas. Como os cursos possuem datas de retorno diferenciadas, por questões decorrentes da pandemia, este retorno PRESENCIAL está ocorrendo de forma gradativa, pois quando um ano LETIVO termina, a Secretaria Acadêmica necessita cumprir os prazos legais para as matrículas e rematrículas dos estudantes.

Toda a documentação da UNESPAR está disponível no site da Universidade, sendo pública e de acesso a todos e todas da comunidade externa.

Campo Mourão, 09 de março de 2022.

Prof. Dr. João Marcos Borges Avelar
Diretor da UNESPAR Campus Campo Mourão

Profa. Me. Ceres América Ribas
Vice-Diretora UNESPAR Campus Campo Mourão