UTFPR já distribuiu 27,9 mil litros de produtos de limpeza grátis
O projeto desenvolvido pelo campus da UTFPR de Campo Mourão de fabricação e doação de produtos de higienização e limpeza já distribuiu 27,9 mil litros de seis tipos de produtos (saneantes domissanitários), além de 648 kits de sabão em pedra. A iniciativa é uma ação social de um grupo de professores e alunos voltada a auxiliar na prevenção ao Covid-19.
A distribuição já contemplou as secretarias municipais de Saúde de Campo Mourão, Quarto Centenário, Rancho Alegre D'Oeste Roncador, Santa Casa, além de entidades como APAE, Lar Miriã, Lar dos Velhinhos, Lar Dom Bosco, CEDUS, bairro Fortunato Perdoncini, terceirizados da UTFPR e Casa de Passagem São Bento José Labre.
Segundo o professor Adriano Lopes Romero, que coordena o projeto, a mais recente distribuição foi realizada nesta quinta-feira (10), em Rancho Alegre D'Oeste. Do início de julho até esta semana, a prefeitura de Quarto Centenário já recebeu 8 mil litros de sabão líquido, além de 193 kits de sabão em barra, 450 litros de desinfetante, 500 de água sanitária e 355 de álcool glicerinado. Os produtos atenderam aproximadamente 520 famílias e também a Santa Casa de Goioerê.
“É uma contribuição da universidade com produtos que podem ser utilizados para higienização das mãos, bem como desinfecção de superfícies e de roupas”, explica o professor Adriano, ao lembrar que o projeto é desenvolvido desde o início da pandemia. Além dele, o grupo é composto pelos professores Rafaelle Bonzanini Romero (coordenadora do projeto), Stephani Caroline Beneti e Stenio Cristaldo Heck, com apoio dos acadêmicos David Lucas Zegolan Marcondes e Isaac Felipe Machado.
Para a produção o projeto conta com doação da comunidade, especialmente de óleo de cozinha usado. “Recebemos uma grande quantidade de óleo numa parceria com o município de Quarto Centenário”, explica o professor. O grupo também aceita doação de álcool, soda e embalagens plásticas de um ou dois litros. Recentemente o projeto recebeu R$ 90 mil do Ministério da Educação.