Campo Mourão na mira da NBA

Nem o mais sonhador e otimista torcedor, diretor, patrocinador ou simpatizante do basquete mourãoense poderia imaginar que um dia Campo Mourão tivessse envolvido numa parceria com a mais importante e milionária Liga de Basquete do mundo, a NBA. Com um contrato inicial de 3 anos, a NBA chega a Liga Nacional LNB, com o objetivo de revolucionar o basquete brasileiro e colocá-lo em um patamar diferenciado, em igualdade de estrutura e visibilidade comparada as maiores Ligas do mundo.

Planejamento

Vários são os planos da LNB e NBA para o desenvolvimento e crescimento do basquete brasileiro, entre elas: a vinda de novos patrocinadores para a próxima Liga Nacional em 2015/2016, investimento direto aos clubes, assessoria administrativa e  intercâmbio com o melhor basquete do mundo, através da realização de clínicas, palestras,  torneios e amistosos.

Divisão de Acesso

Foi realizado no último dia 15, na sede da Liga Nacional de Basquete, em São Paulo, o Congresso Técnico da 2ª edição da Liga Ouro de Basquete, que corresponde a Divisão de Acesso para a elite do basquete brasileiro, NBB. Participaram da reunião os representantes de Brasília, Sport Recife, Caxias do Sul e Campo Mourão, que foi representado pelo técnico Emerson de Souza.

4 equipes, 1 vaga

O conselho e diretoria da Liga Nacional avaliaram 11 projetos e apenas as 4 equipes citadas anteriormente foram aprovadas. Ter o seu projeto aprovado para a disputa de 1 vaga para o NBB 8 foi a primeira vitória do basquete mourãoense da temporada 2015, ainda em 2014. A competição começa no dia 26 de fevereiro no sistema de turno e returno com rodadas duplas (double game) com um intervalo de 1 dia entre um jogo e outro.

Liga Nacional Sub-15 e Sub-18

Outro grande projeto divulgado e discutido na reunião da Liga Ouro, foi criação da Liga Nacional de clubes Sub-15 e Ssub-18 que ainda está em fase de elaboração e promete valorizar as equipes que trabalham as categorias de base junto com o profissional, como é o caso de Campo Mourão, que há anos tem o Projeto Basquete Cidadão como prioridade entre as atividades desenvolvidas pela FECAM e AMOBASQUETE.