A volta do otimismo dos investidores brasileiros

Por causa da pandemia as expectativas dos investidores sobre a valorização dos investimentos caíram por terra, mas de uns meses para cá está voltando o otimismo dos investidores brasileiros.

A crise causada pelo corona vírus fez a Bolsa de Valores derreter, fazendo o Ibovespa cair de 118 mil pontos em janeiro para 63.569 pontos em março, após vários circuit breaker na B3.

No começo do ano a expectativa dos analistas era que o Ibovespa fechasse 2020 com mais de 130 mil pontos, mas essa queda no índice fez com que alguns analistas derrubassem as projeções para mais ou menos 100 mil pontos.

Esses fatos abalaram as expectativas de alguns investidores, principalmente os iniciantes na Renda Variável, que ainda não estavam acostumados, por incrível que pareça, com a variação nos preços desse tipo de investimento.

Apesar da desvalorização dos ativos muitos investidores viram uma oportunidade de investir com “desconto”, ou seja, comprar barato hoje para vender caro no futuro, na expectativa de otimizar seus ganhos.

Essa oportunidade fez aumentar o número de novos CPFs cadastrados tanto na Bolsa de Valores tanto no Tesouro Direto.

Em janeiro desse ano havia mais ou menos 1,5 milhão de investidores cadastrados na B3, e de lá para cá esse número só aumentou, chegando em junho em mais de 2,6 milhões de investidores, um aumento de 73%.

Já no Tesouro Direto no início no ano havia mais ou menos 6 milhões de CPFs cadastrados, em maio havia mais de 7 milhões de investidores, caracterizando um aumento de 16%.

Outro índice que comprova que o otimismo dos investidores vem aumentado no Brasil apesar da crise causada pelo corona vírus é o aumento do Ibovespa.

Após atingir os 63.569 pontos em março desse ano, o Ibovespa começou a ter altas regulares novamente, passando dos 100 mil pontos no dia 10 desse mês, e fechando o pregão do dia 17 em mais de 104 mil pontos.

E somado a expectativa de uma vacina sair até o final desse ano, fez melhorar o cenário dos produtos de investimento no Brasil, aumentando também a projeção dos analistas, que preveem que o Ibovespa poderá fechar 2020 próximo de 120 mil pontos.

Todo esse cenário fez os investimentos se descolar da economia do país, que influenciado por essa crise, no Brasil voltou a subir o índice de desemprego e o Relatório Focus desta segunda-feira prevê que o PIB fechará o ano em -5,95% em relação a 2019.

Apesar de todo esse cenário otimista que vem se desenhando nos últimos meses, ainda é recomendado aos investidores cautela ao realizar seus investimentos, principalmente em ativos de maior risco, como por exemplo, ações.

Pois nós não sabemos o que pode acontecer no futuro, e caso aconteça alguma novidade negativa, como por exemplo, a demora para aprovarem uma vacina, ou uma segunda onda desse vírus, podem voltar a derrubar os valores dos ativos.

Então o recomendado é investir aos poucos, respeitando seu perfil de investidor e evitar colocar todos os ovos na mesma cesta, ou seja, procure diversificar seus investimentos para mitigar o risco.

André Lucas Ciola, economista e com certificado CPA 10 | [email protected]