Como investir em imóveis com pouco dinheiro

Os brasileiros sempre gostaram de investir em imóveis, seja pela segurança ou pelos ganhos com a valorização do imóvel. Mas para investir em um imóvel é necessário muito dinheiro. Neste artigo entenda como investir em imóveis com pouco dinheiro. Boa leitura!

Você consegue investir em imóveis com pouco dinheiro através dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FII), em que um gestor profissional irá utilizar o dinheiro dos investidores para comprar imóveis respeitando a política do Fundo.

Basicamente existem duas classes de FIIs, uma é a de tijolo que são Fundos que investem diretamente em imóveis, como por exemplo, galpões, salas comerciais e shoppings. 

Outra classe são os Fundos de papéis que investem em títulos atrelados a imóveis, como por exemplo, LCI, CRI e cotas de outros FIIs.

A valorização das cotas dos Fundos de tijolos vem através da valorização dos imóveis, por isso normalmente são empreendimentos de grandes centros comerciais. 

Já nos Fundos de papéis a valorização das cotas está ligada a valorização dos papéis adquiridos pelo FII.

Além da valorização das cotas, o investidor também ganha uma renda extra com os FIIs, pois o fundo é obrigado a repassar ao cotista 99% do lucro líquido do Fundo. 

Esse repasse é calculado em cima dos alugueis recebidos dos imóveis ou pela valorização dos papéis que compõem o Fundo, e é conhecido como dividendos.

Você consegue investir em um FII através do Home Broker da sua corretora, de uma forma bem semelhante ao comprar ações, você escolhe o fundo que deseja investir, determina o valor que deseja comprar, se alguém desejar vender a cota por esse valor, a operação é realizada.

Não há cobrança de imposto de renda (IR) sobre os dividendos recebidos através dos FIIs, somente há a cobrança de 20% de IR sobre o lucro da venda das cotas dos Fundos.

Assim como acontece nas ações é você que tem que calcular o valor devido, emitir a DARF e pagar até o último dia útil do mês subsequente a venda da cota.

Investir em um FII traz muitas vantagens do que comprar diretamente um imóvel, por isso cada vez mais os brasileiros estão investindo nessa opção para diversificar sua carteira de investimento.

Comprar uma cota de FII é bem menos burocrático do que comprar um imóvel, normalmente as cotas dos Fundos se valorizam mais do que um imóvel e, o montante necessário para comprar um imóvel é muito maior do que para comprar uma cota do Fundo.

A liquidez nos FIIs é muito maior do que nos imóveis, pois nos Fundos a operação de compra e venda pode ser realizada em um dia, enquanto que a venda do imóvel pode demorar meses e até anos.

Investir em FIIs também tem seus riscos que são o de mercado que está relacionado a volatilidade no preço do imóvel, liquidez que é a dificuldade de vender as cotas do Fundo, vacância que é quando o imóvel não está locado e, inadimplência que acontece quando o inquilino não paga o aluguel do imóvel.

Os FIIs são uma ótima opção para quem deseja começar a investir na renda variável por ser menos volátil que as ações, mas você  tem que escolher bons Fundos que tem probabilidade de valorização das cotas e são bons pagadores de dividendos, é recomendado ler as análises fornecidas pelas corretoras para escolher FIIs que estão de acordo com seu perfil de investimento e seus objetivos.

André Lucas Ciola, economista e desenvolvedor do Blog Me Conte