Mesmo na crise os cadastros na B3 estão aumentando
Com as seguidas quedas na taxa Selic algumas pessoas estão buscando maiores retornos nos seus investimentos e, mesmo na crise os cadastros na B3 estão aumentando.
Apesar de estarmos passando por essa crise causada pela pandemia do Covid-19, em que pessoas estão mais cautelosas nas decisões para mitigar o risco de passar por alguma dificuldade, as pessoas estão investindo mais na Renda Variável.
Em março desse ano havia 2,243 milhões de investidores na B3, em abril esse número saltou para 2,385 milhões, um aumento de 6,33% em relação ao mês anterior.
O número de investidores aumentou em 41,88% em relação com abril do ano passado, quando tinha 1,681 milhões de investidores cadastrados na B3.
Outro fato que podemos notar no relatório divulgado pela Bolsa de Valores é o aumento da participação das mulheres no mercado de Renda Variável.
Em abril de 2019 as mulheres representavam 23,11% do total de investidores, já em abril desse ano a participação subiu para 23,84%, totalizando 568.628 investidoras.
Apesar do Ibovespa ter acumulado percas de mais de 30% até abril desse ano, os investidores estão migrando para Renda Variável buscando maiores retornos nas suas carteiras de investimentos.
Com os seguidos cortes na Taxa Selic, que na última reunião do COPOM foi fixada em 3% a.a., menor taxa já registrada, a Renda Fixa não é mais tão atrativa quanto antes, quando a Selic chegou a valer 14,25% a.a.
Os investidores estão investindo mais em ações na expectativa que quando passar essa crise esses papeis voltem a se valorizar, trazendo bons retornos aos acionistas do médio ao longo prazo.
Se a empresa está com uma boa saúde financeira, tem caixa para passar pela crise sem maiores dificuldades e conseguiu se remodelar para enfrentar os novos desafios, suas ações têm grandes chances de valorizar no futuro.
E é nisso que os investidores apostam, estão comprando ações dessas empresas com desconto na intenção que elas terão uma grande valorização no futuro.
Mas antes disso acontecer os valores das ações na B3 estão variando muito de um dia para o outro e, qualquer notícia que o mercado entenda como negativa derruba o valor das ações lá embaixo.
Por isso que o mercado de Renda Variável é indicado para quem tem perfil que varia do moderado ao sofisticado, não sendo indicado para quem tem perfil de investidor conservador.
Quem tem perfil muito conservador não gosta de ver o valor dos seus investimentos oscilando para baixo, e na primeira queda nos valores das ações podem entrar em desespero, vendendo os papéis e ficando no prejuízo.
Por isso é recomendado continuar seguindo sua estratégia de investimento e, caso se encaixe no seu planejamento, adquirir algumas ações que estão com preços mais baixos do que deveriam para tentar realizar um bom lucro no futuro.
Antes de investir em ações, analise seu perfil de investidor, leia as sugestões de compras fornecidas pelos especialistas do seu banco ou corretora de valores para não se arrepender no futuro.
E por fim não invista seguindo o efeito manada, ou seja, não vá no embalo dos outros e sim invista com consciência do que está fazendo, seguindo uma estratégia eficiente para mitigar o risco de prejuízo.
André Lucas Ciola, economista e com certificado CPA 10 | [email protected]