“Ideologia (vacina), eu quero uma pra viver”

“… Eh, meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver (…)
Agora é risco de vida (…)
Kazuza e Frejat – Ideologia

    A sabedoria popular tem o que ensinar sem deixar dúvidas. Superior a 80%, brasileiros desejam tomar vacina, quanto antes. Sem preocupação de onde ela vem, é fabricada em qual regime político, forma de governo. O essencial é se ela previne, salva. 
    É preciso salientar que os países antes mesmo da ciência ter a vacina, não titubearam em formalizar o interesse e dispor dos recursos orçamentários para a compra. Todos os países, não. O Brasil, na pessoa irresponsável e criminosa do presidente, desdenhou – como ainda faz – da pandemia. Declarou categoricamente que não compraria vacina da Rússia ou da China. Ele e filhos vociferaram o que chamam de comunistas. 
    A questão ideológica quando conceitualmente colocada sociologicamente, são modos de pensamento postos em ação ou destinados à construção social. Tanto abrange a análise de determinados fatos sociais, quando designa falsas representações, manipuladas no jogo de poder.
    Atrasos, longas demoras, a pandemia brasileira é catarse às avessas. Bastaria inspirar no profissional da saúde: a missão é salvar vidas, não importando quem é paciente, até se for um criminoso. 
    Como não bastam teorias resumidamente expostas acima, iremos a prática com a menção resumida dos fatos e tão-só em termos da Covid – 19.
    Espontaneamente o governo da Venezuela enviou a Manaus oxigênio quando muitos morreram asfixiados ante omissão homicida estatal. 
    Apesar dos desaforos dos filhos do presidente quanto à China, aquele país resolveu nos prestar em esmolar, liderando auxílio. 
    É mera menção dos fatos mas cabe enfatizar, não tenho a menor complacência com regimes totalitários e que se quer foram escolhidos diretamente pelo povo, casos da Venezuela e da China. E a China é comunista como Partido Comunista único, que não é adepto da liberdade. Comunista só no nome, capitalista e maior parceiro comercial do Brasil.
    O Chile disparadamente lidera a vacinação, organizadamente, célere alcance social. Estados Unidos só está vacinando em massa devido a ter colocado muito dinheiro nos laboratórios, mesmo caminho da Rússia. Evidentemente que não é necessário ser simpático ou defensor do capitalismo ou do regime de Moscou.
    Evidentemente também que se fosse ainda o lorpa do Donald Trump presidente a carnificina se expandiria sem a vacina. Lá mudou o presidente e a mentalidade é outra abismalmente antagônica comparada ao Brasil.
    Levando em conta a globalização como integração dos países, sobretudo no âmbito econômico, é preciso considerar, em todos os países vivem seres humanos, a merecer respeito.
    Que vacina você prefere? Da direita? Da esquerda? Escolha o braço.     

Fases de Fazer Frases (I)
    Lei dos senhores não é o mesmo que senhores da lei.

Fases de Fazer Frases (II)
    A Diva dá a dádiva dela de diva no divã.

Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
    Mercados e espaços religiosos serão fechados em Campo Mourão no feriado e final de semana. Maior rigor, a decisão do Comitê da crise se tornou urgente e impostergável devido ao estrangulamento da saúde.

Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
    “Covid – 19: a cidade brasileira que viu casos desabarem após ‘lockdown de verdade’”, manchete da agência internacional BBC NEWS, (nove passado). Referindo-se também a cidade interiorana paulista, Agência O Estado destacou a queda no número de infectados em 37%, após 14 dias nos quais supermercados não atenderam o público, só entregas. Não teria restado outra medida a não ser o fechamento. Curitiba também adotou rigor Tais casos, só para citar dois, colapso da saúde. 
    Por aqui quem não entende de nada de saúde e sim dos cobiçosos lucros, enfatiza, loquidal não adianta nada. Ué, sequer existiu fechamento para valer mas muita gente abertamente burlando a lei. 

Olhos, Vistos do Cotidiano (III)
    “Mas o agravamento da pandemia e aumento no número de casos tornam o momento atual totalmente diferente do encontrado na semana da permissão. Por esses motivos, e considerando a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, que pede a suspensão de atividades não essenciais em todo o estado, a ACP vem reafirmar a necessidade de cumprirmos o lockdown de 9 dias corretamente, para que possamos contribuir para a diminuição na circulação de pessoas pela cidade e a consequente pressão no sistema de saúde”. Trecho da nota publicada, assinada por Camilo Turmina, presidente da Associação Comercial do Paraná. O tema vem à tona não em face do subtítulo acima a respeito de Araraquara, e sim por ter citado outra declaração na Coluna anterior, no mesmo sentido, mas que falhei ao não citar o nome do presidente. 

Farpas e Ferpas
    Quem espera ocasião para ser honesto já não o é nem oportuno.

Reminiscências em Preto e Branco
    Por falar no exemplo positivo de Araraquara, nasceram lá figuras nacionais. O grande escritor Ignácio de Loyola Brandão (que já esteve aqui) e a saudosa Ruth Cardoso, extraordinária antropóloga, viúva do ex-presidente FHC.

José Eugênio Maciel | [email protected]