Apoio às empresas do setor turístico

Meus amigos, a retomada do turismo no pós-pandemia tem a vantagem de contar com uma demanda reprimida: as pessoas estão mais propensas a viajar, ou pelo menos ao fazer passeios curtos na regiões onde vivem.

Uma grande oportunidade para as empresas do segmento turístico, mas também um desafio: para atender bem, é preciso investir. E para muitas delas, o momento é praticamente de recomeço, com a paralisação das atividades durante a fase mais grave do covid.

Atento a essa necessidade, o Governo do Paraná está ajudando o setor a se reerguer e, mais que isso, a fazer da indústria turística uma das mais importantes do estado.

A partir do próximo dia 12, a Fomento Paraná e a Secretaria do Turismo do Paraná irão realizar 4ª edição da Caravana de Crédito Fomento Turismo, percorrendo 31 municípios do litoral, costa oeste, de regiões banhadas por represas de rios como o Iguaçu, o Paranapanema e o Paraná, além de outras que apresentam potencial como atrativos turísticos.

Equipes com agentes de crédito, correspondentes e técnicos das duas entidades vão atender empreendedores de cada cidade para orientar sobre o Cadastur, do Ministério do Turismo, e encaminhar propostas de financiamento para projetos de investimento para melhoria dos negócios voltados à exploração do turismo. Além de mobilizar o setor com o lançamento de um Guia de Captação de Recursos, a Secretaria do Turismo está também comprometida em descentralizar as demandas de crédito para os empreendimentos do interior do Estado.

Uma grande ação, no sentido e capitalizar nossas empresas e gerar mais emprego e renda.

Outra iniciativa importante começou nessa terça-feira: com objetivo de mapear e compreender o setor empresarial do turismo, a Secretaria do Turismo, o Sebrae-PR e Fecomércio PR lançaram uma pesquisa online voltada a todos os estabelecimentos do setor – aí incluindo agências de turismo; hotéis e pousadas; organizadores de eventos; guias de turismo; restaurantes, cafeterias, bares e similares; acampamentos turísticos; parques temáticos; casas de espetáculos e equipamentos de animação turística; centros de convenções; empreendimentos de apoio ao turismo náutico e à pesca desportiva; locadoras de veículos para turistas; prestadores de infraestrutura de apoio a eventos; prestadores especializados em segmentos turísticos; e transportadoras turísticas.

O levantamento (que pode ser acessado pelo link https://app2.pr.sebrae.com.br/pesquisa/preview/88c50f69-b2b3-43ea-8d57-fbce8afd9c3c) permitirá compreender em profundidade o panorama atual, desafios e oportunidades enfrentados pelas empresas relacionadas ao turismo no estado, e os insights obtidos serão cruciais para orientar políticas públicas de fomento, estratégias de negócios e investimentos futuros.

A parceria entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental para que possamos atingir os objetivos almejados no turismo paranaense.

Uma união que já está consolidada em nosso estado, em prol do crescimento do setor.

Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná