Um destino sustentável

Foz do Iguaçu, famosa por suas cataratas deslumbrantes, agora se destaca como uma das dez principais cidades do mundo para uma estadia mais sustentável, de acordo com a Booking.com. Essa notícia ressalta o foco crescente na sustentabilidade, não apenas no Brasil, mas globalmente.

Entre destinos internacionais, Foz do Iguaçu é o único brasileiro se destaca no ranking Top 10 da Booking.com. Essa conquista foi possível graças ao Programa de Viagens Sustentáveis da empresa, que avalia a quantidade de propriedades certificadas com o selo eco-friendly.

Os outros nove destinos de viagem para uma estadia mais sustentável são: Merano (Itália), Tainan (Taiwan), Santa Marta (Colômbia), Stellenbosch (África do Sul), Charlotte (Estados Unidos), Hanmer Springs (Nova Zelândia), Munique (Alemanha), Nusa Penida (Indonésia) e Salzburg (Áustria).

A pesquisa da Booking.com revela que 95% dos viajantes brasileiros acreditam que viajar de forma sustentável é essencial. Contudo, 42% consideram que faltam opções suficientes de viagens sustentáveis, enquanto 34% não sabem onde encontrar essas opções.

Apesar das barreiras, os brasileiros estão adotando hábitos sustentáveis, como:

• 76% desligam o ar-condicionado ao sair (aumento de 39 pontos percentuais em relação a 2022)
• 67% têm sua própria garrafa de água reutilizável (aumento de 24 pontos percentuais em relação a 2022)
• 62% reutilizam a mesma toalha várias vezes (aumento de 22 pontos percentuais em relação a 2022)
• Mais de quatro em cada cinco (81%) brasileiros afirmam apagar as luzes e desligar os eletrodomésticos nas acomodações ao sair
• 52% agora faz a coleta seletiva do lixo em suas viagens
• Em relação ao transporte, 53% agora planejam seus passeios turísticos para poder caminhar, andar de bicicleta ou usar o transporte público.
• Essas mudanças significativas mostram uma tendência positiva em direção a um futuro mais sustentável.
• O estudo identifica desafios significativos para o turismo sustentável, como a falta de informações e opções. A demanda por viagens mais sustentáveis aumentou para 84% em comparação com 76% em 2022, com os brasileiros desejando que as agências ofereçam mais opções ecológicas.

Foz é a grande porta de entrada dos turistas estrangeiros no Paraná, e é muito importante que possamos mostrar a esses visitantes que o turismo sustentável em nosso estado, coração da Grande Reserva da mata Atlântica, vai muito além da fronteira. Das 70 Unidades de Conservação do Estado, por exemplo, 29 são abertas à visitação pública. O Paraná é o berço do montanhismo brasileiro; quarto principal polo náutico do país; e tem uma capital internacionalmente famosa por suas soluções urbanísticas, inovadoras e sustentáveis.

O Paraná é hoje o estado mais sustentável do país e esse conjunto de indicadores que resultaram na conquista desse título deve ser utilizado para conquistar, cada vez mais, os turistas de todas as partes do mundo.

Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná