Denúncia

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recebeu ontem denúncia contra o município de Barbosa Ferraz sobre uma licitação realizada pela prefeitura para a contratação de uma agência integradora de estágio para cursos de pós-graduação, graduação, ensino técnico, ensino médio e séries finais do EJA. O valor é de R$ 742,1 mil. Entre as alegações, o denunciante, uma empresa que participou do certame, sustentou que o edital do processo continha exigências excessivas permitindo o direcionamento da licitação. A abertura dos envelopes foi realizada na segunda-feira. O Tribunal estipulou o prazo de 15 dias ao prefeito Edenilson Miliossi (PPS) para manifestação à cerca dos fatos.

Vereador sugere moralização da política com Ficha Limpa

Autor do projeto que instituiu a lei da Ficha Limpa em Juranda, o vereador Diogo Senko Verli (PV), comentou ontem, à TRIBUNA, que entre outros objetivos, a lei gerará também a moralização da política no município em meio à crise política do País. É um projeto de lei que vem sendo implantado por vários municípios na região, com isso estamos gerando a moralização da política, já que estamos excluindo aqueles que estão envolvidos em atos ilícitos, que já estejam condenados, falou. O projeto entrou em vigor nesta quarta-feira (28), com a publicação no órgão oficial do município. O vereador destacou ainda que a própria população vai poder contribuir com denúncias para o cumprimento da lei. Portanto, os fichas sujas não terão vez em Juranda.

Prefeitos da região trocam de partido político

Três prefeitos da Comcam fizeram nessa segunda-feira a troca de partidos. São eles, Mauro Slongo, de Luiziana, Carlos Caxão (Corumbataí do Sul) e Valter Peres (Terra Boa), todos trocaram o PDT pelo PSD, partido do deputado estadual, Marcio Nunes. A filiação ao novo grupo aconteceu no mesmo dia em que Nunes foi anunciado como o novo líder do PSD na Assembleia Legislativa. A segunda-feira foi importante para partido por ter recebido a filiação de mais de uma dezena de prefeitos, disse o deputado. Segundo ele, isso demonstra a arrancada de Ratinho Junior, que é pré-candidato ao governo do Paraná.

Afastamento de corruptos

O deputado federal Rubens Bueno (PPS) reapresentou ontem, projeto de lei que prevê o afastamento imediatamente do cargo políticos presos em flagrante ou que tiverem a prisão preventiva ou temporária decretada pela Justiça. A proposta atinge vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores, entre outros cargos políticos como os de ministro e secretário de Estado. No caso do Presidente da República já há legislação específica. Para o parlamentar, há necessidade de o Código de Processo Penal ser alterado para estabelecer claramente o afastamento do agente político preso. Rotineiramente, vemos agentes públicos, inclusive prefeitos, despachando de cadeias, mesmo após serem presos cautelarmente. Essa aberração não pode continuar, falou o parlamentar.

Dito e Escrito

Com a Ficha Limpa a própria população terá voz para cobrar o seu cumprimento.

Diogo Senko Verli (PV), vereador de Juranda, ontem, à TRIBUNA, ao comentar sobre a aprovação da lei da Ficha Limpa no município. Ele foi o autor do projeto.