Uma nova Secretaria [2]

A verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento. Frederick Herzberg

Na última coluna, comentei sobre a importância de uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico no município.

Gostaria de seguir hoje com alguns dados referentes ao trabalho realizado em Campo Mourão.

O primeiro ponto a esclarecer é que existe uma estratégia por trás de todas as ações, ou seja, um desenho do que cremos ser um Plano de Desenvolvimento Econômico capaz de mudar a realidade do município.

Essa estratégia é baseada em 3 pilares, alinhados com as recentes demandas empresariais e públicas, e com visão de futuro.

O primeiro pilar é o de desenvolvimento das empresas locais. Trata-se de ações para criar um ambiente favorável para que os empreendedores iniciem seus negócios em Campo Mourão, além de fortalecer quem já está estabelecido.

Para isso, centralizamos os serviços de atendimento na Casa do Empreendedor, permitindo maior agilidade na tramitação de processos de abertura de empresas e evitando que o empreendedor se desloque pela cidade atrás de autorizações e documentos.

Outra ação deste pilar é a prestação de serviços realizados na Casa do Empreendedor. Consultorias nas áreas financeira, gestão de processos, ambiental e marketing, financiamentos através da Agência de Fomento e programas como o Voa Mei são algumas delas.

Em relação à atração de investimentos, criamos um formato de venda de terrenos para instalação de indústrias com subsídios que, dependendo do projeto, podem chegar a 80%. Essa foi uma regulamentação da Lei do Pró-Campo, já existente.

O segundo pilar é o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Sabemos que este é um tema que transpassa por todos os segmentos econômicos, e somente utilizando-se de tecnologia e inovação teremos condições de ter empresas competitivas.

Neste pilar, focamos em aproximar as Universidades do Setor Público e Privado, despertando nos jovens o espírito empreendedor, e em criar um ecossistema de inovação que agrega esses atores em ambientes que incentivam a inovação.

Para tornar isso realidade, realizamos em conjunto com vários parceiros eventos e atividades como o Empreende Week, o Pint of Science, os meetups, além dos vários projetos apoiados e que receberam mentoria para participar de programas estaduais e nacionais, como o Sinapse da Inovação e o Inovativa Brasil.

O terceiro pilar é o incentivo ao empreendedorismo e ao surgimento de novas pequenas empresas locais. Sabemos que a base da economia de um município como Campo Mourão são os pequenos negócios, e que eles devem ser competitivos para crescerem e gerar emprego e renda.

Esse incentivo utiliza-se de alguns instrumentos já citados, como a Casa do Empreendedor e o ambiente educacional. O Empreendedorismo nas escolas e a Feira da Economia Criativa são alguns exemplos.

Trabalhamos para transformar Campo Mourão em uma cidade com o melhor ambiente para empreender. Queremos que qualquer pessoa que tenha interesse em iniciar ou melhorar seu negócio encontre motivação, assessoramento, crédito e oportunidade para desenvolver-se. Afinal, como disse Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, Quando você não tem liberdade para pegar sua ideia e transformá-la em um empreendimento, todos nós perdemos.

Carlos Alberto Facco – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão | [email protected]