Grupo Integrado: plataforma simplifica a capacitação de vendas no agronegócio
Uma das grandes dificuldades de qualquer companhia é a capacitação de sua equipe, incluindo da área comercial. E foi a partir dessa necessidade que surgiu a AGREDU; primeira startup de educação do Brasil para empresas do agronegócio e que entrega a jornada completa de treinamentos [Mapa de Habilidades, Conteúdo Personalizado e Comunidade Exclusiva] ao time de vendas, via WhatsApp.
A AGREDU é fruto da parceria entre a Pro Solus – desenvolvedora de soluções tecnológicas para o agronegócio, que atua há mais de 20 anos em todo o território brasileiro, América do Sul e África, por meio de uma ampla rede de distribuição -– com o Grupo Integrado; instituição paranaense de ensino com 38 anos de mercado, que tem um ecossistema de inovação para fomentar a mentalidade empreendedora e também um Corporate Venture Capital (CVC) de R$ 5 milhões para investir em startups.
Como tudo começou
No início de 2024 a Pro Solus realizou uma ampla pesquisa em todo o território nacional com seus mais de 550 revendedores para ouvir as principais necessidades de treinamento sobre os produtos comercializados – que englobam monitores de plantio, pulverizadores de sulco e de barras, fertirrigação, piloto automático, Guia GPS e ISOBUS [tecnologia que permite que diferentes equipamentos agrícolas comuniquem uns com os outros].
A análise também contemplou outras necessidades de capacitação em competências comportamentais, que são necessárias para apoiar os vendedores nas prospecções, negociações e fechamentos de vendas. Os resultados da pesquisa foram reveladores.
“Identificamos que os profissionais da área comercial tinham dificuldades no fechamento de vendas, muitas vezes em razão da falta de conhecimento técnico sobre os produtos e da ausência de algumas habilidades comerciais e interpessoais. A solução seria levar capacitação de forma mais abrangente, não somente focando em competências técnicas, mas também as comportamentais. Mas como fazer isso de forma simples, ágil e efetiva, para um grande público espalhado de Norte a Sul do país?”, indagou Marcelo Curbete, diretor da Pro Solus.
Na busca por alternativas, ele se conectou ao Grupo Integrado que – entre outras atividades educacionais – têm um programa de aceleração de startups que ajuda a transformar ideias e negócios com base tecnológica, que sejam inovadores e sustentáveis.
Assim, a Pro Solus forneceu subsídios financeiros, técnicos e de mercado para a definição do projeto inicial – além da construção dos conteúdos técnicos sobre produtos, mecanização e inovações no agronegócio – enquanto o Grupo Integrado investiu parte do montante financeiro de seu CVC, contribuiu com especialistas para desenvolver materiais sobre comunicação, mercado, habilidades relacionais e outros temas de vendas. Dessa forma, nasceu a AGREDU.
Capacitação personalizada via WhatsApp
O grande diferencial da AGREDU é a sua metodologia de aprendizado personalizada, baseada num Mapa de Habilidades e Competências de cada usuário. Ao entrar pela primeira vez na plataforma, o aluno faz um teste que avalia dez habilidades socioemocionais, que são essenciais para os vendedores do agronegócio.
Após o teste, a plataforma analisa o perfil do aluno, identifica os pontos fortes, as áreas que precisam ser desenvolvidas e oferece um plano de capacitação contínuo, personalizado e sob medida. Todo conteúdo é entregue diretamente pelo WhatsApp. O material multimídia tem vídeos, áudios, questões interativas e outros formatos para moldar o aprendizado à forma como o aluno melhor absorve o conteúdo. Até os certificados dos cursos vêm pelo WhatsApp.
“Criar mais um aplicativo seria ruim para a qualificação que precisávamos ofertar ao time de vendas. As pessoas esquecem o login e a senha, gastam tempo e energia. Ao identificar esse perfil, decidimos entregar os conteúdos pelo WhatsApp; onde eles já sabem usar a ferramenta, já têm prática, ficam o dia todo se comunicando de maneira rápida e eficaz”, explica o designer de produtos do Grupo Integrado, Bruno Reis.
Funcionalidades com uso da Inteligência Artificial
E não é só nos momentos de estudo que o aluno utiliza a plataforma. A Inteligência Artificial da AGREDU responde dúvidas em tempo real; inclusive no instante em que o vendedor está no meio de uma negociação e precisa de mais detalhes sobre o produto. Ou ainda quando necessita ressaltar os diferenciais dos equipamentos; tudo para conseguir fechar a venda.
Além do aprendizado pelo WhatsApp, o usuário acessa uma Comunidade Exclusiva do agronegócio que traz informações extras, troca de experiências com outros profissionais do ramo, recebe mentorias, participa de eventos, atualizações e tendências do mercado.
O acesso ao AGREDU é por meio de uma assinatura individual, que pode ser cancelada a qualquer momento. No plano mensal sai por R$ 79,90.
Crescimento acelerado
A Pro Solus tornou-se a primeira cliente da startup AGREDU. Em menos de 30 dias, a plataforma já atende cerca de 160 colaboradores e mais de outros 300, das revendas parceiras. Com o suporte do Grupo Integrado e da Pro Solus, a startup tem metas ambiciosas e pretende atingir 14 mil usuários do agronegócio até 2027. E neste mês de maio, a AGREDU ficou entre as 3 finalistas do Prêmio Bett BrasilEdtech Awards, concorrendo na categoria Early Stage.
Expansão nacional
“Buscar projetos e parcerias que fomentem a inovação faz parte do nosso DNA. Queremos investir ainda mais em startups do agro, da saúde, da educação e que estão relacionadas aos nossos negócios”, explica Fabrício Pelloso Piurcosky, head de Inovação do Grupo Integrado.
Em outubro de 2024, a instituição paranaense investiu outro montante de seu CVC na fintech Baasic. Sediada em Aracaju, ela permite que empresas de diferentes setores integrem serviços financeiros diretamente em suas plataformas, de forma rápida e sem complicações.