Gre-Nal neste sábado pelo Brasileirão 2019

A 11ª rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A 2019 terá um importante confronto regional neste sábado. É o clássico gaúcho Internacional e Grêmio, o famoso Gre-Nal, que colocará frente a frente os dois rivais do Rio Grande do Sul. O jogo, que promete ser quente, assim como todos os outros confrontos entre as duas equipes ao longo da história, será disputado no Estádio Beira Rio, 19 horas, na casa colorada.

Na classificação da edição atual da competição, a equipe comandada pelo técnico Odair Helmann está melhor, na quinta colocação, com 16 pontos. O Grêmio, comandado por Renato Gaúcho vem subindo, se recuperando na disputa, e já é o 10º colocado, somando 14 pontos ganhos. Será o 421º clássico entre gremistas e colorados. O confronto completa 110 anos de histórias neste ano de 2019. Foram 156 vitórias do Inter, 131 do Grêmio e 133 empates, com 1132 gols marcados. O primeiro jogo entre ambos foi em 18 de julho de 1909, no Estádio da Baixada, que pertencia ao Grêmio, que venceu este jogo por 10 a 0. Edgar Booth, gremista, foi o artilheiro da partida, com cinco gols marcados.

Ainda neste sábado, 17 horas, jogam Bahia e Cruzeiro, na Fonte Nova, em Salvador. Mais tarde, 19 horas, se enfrentam Ceará e o líder Palmeiras, no Estádio Castelão, em Fortaleza; e CSA e Athletico Paranaense, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, Capital de Alagoas. O time paranaense é o 12º, com 13 pontos, e vem animado para a partida, já que no meio de semana obteve a classificação para as semifinais da Copa do Brasil, após vencer o Flamengo, em pleno Maracanã, na disputa por pênaltis.

No domingo, 11 horas, o Engenhão, no Rio de Janeiro, será palco de um confronto entre dois tradicionais adversários, que até já decidiram títulos nacionais, Botafogo e Santos. Dois jogos acontecem às 16 horas. No Independência, em Belo Horizonte, o Atlético Mineiro recebe o Fortaleza. Na Arena Corinthians, em São Paulo, em um clássico que envolve as duas equipes mais tradicionais do país, em termos de quantidade de torcedores, Corinthians e Flamengo se enfrentam. Oitavo colocado, com 15 pontos, o Timão joga para encostar no G-4 (os quatro melhores). O Mengão, eliminado no meio da semana da Copa do Brasil, terceiro colocado no Brasileirão, busca se recuperar.

Ainda no domingo, 19 horas, tem Avaí e Goiás, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Na segunda-feira, 20 horas, o São Paulo recebe a Chapecoense no Morumbi, em São Paulo. O Tricolor Paulista é o nono colocado, com 15 pontos. A Chape está na Zona do Rebaixamento, entre os quatro últimos, em 18º lugar, com oito pontos, e tenta recuperação na competição nacional atual.

De Virada

Em jogo que abriu a 10ª rodada, no final da manhã deste sábado, o Vasco venceu o Fluminense por 2 a 1, de virada, jogando em casa, no Estádio de São Januário (Rio de Janeiro). Aos 46 da primeira etapa, Pedro Rei marcou e abriu o placar para o Fluminense. Na segunda etapa veio a virada vascaína. O zagueiro Leandro Castan, aos 21, empatou. Aos 30, cobrando falta, Bruno Cesar virou, decretando a vitória cruz-maltina. Digão e Frazan, do Fluminense, foram expulsos de campo pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo.

O Flu é o 16º colocado, com nove pontos, uma posição acima dos quatro que ocupam a Zona do Rebaixamento. O Vasco está duas posições acima, em 14º, com 12. No outro sábado o Vasco volta a campo para jogar contra o líder Palmeiras, na Arena do Palmeiras, em São Paulo. No mesmo dia o Fluminense recebe o São Paulo, em um clássico interestadual tricolor que será disputado no Maracanã (Rio de Janeiro).