1º Fórum do Agronegócio apresentará novas tecnologias e mercados

A Câmara Temática do Agronegócio do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam) promove no próximo dia 6 de agosto, às 19h30, em Campo Mourão, o 1º Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação. O objetivo do evento, que é gratuito e será realizado no Recanto do Criador, é discutir temas de impacto para o agronegócio local e regional.

A advogada Dâmares Ferreira, que é coordenadora da Câmara Temática, ressalta que o evento contribuirá para aproximar os produtores rurais e suas demandas dos demais segmentos representados no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão. A ideia é realizar esse fórum todos os anos, afirmou, ao destacar a importância do agronegócio para o desenvolvimento econômico do município e da região.

Um dos palestrantes do evento será o secretário Estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, que falará a respeito do crescente uso da agricultura de precisão e tecnologias no campo e também das expectativas de crescimento da cadeia de grãos como efeito da declaração do Paraná como área livre de febre aftosa.

Outro assunto a ser debatido será as possiblidades de aumento de negócios e empreendimentos por meio da aproximação entre as instituições de ensino superior e a iniciativa privada local e regional O palestrante será o professor Aldo Nelson Bona, membro do Conselho de Administração do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) e diretor geral da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O professor Bona demonstrará como a permanência, em Campo Mourão, de alunos egressos dos cursos de engenharias poderá criar empreendimentos inovadores e oportunidades de negócios que contribuirão para a manutenção dessa mão de obra no município e o aumento da diversificação econômica local, ressalta o presidente do Codecam, Newton Leal.

Nesta primeira edição o Fórum conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato Rural, Coamo, Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Emater, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Associação dos Agrônomos de Campo Mourão, UTFPR-Campus Campo Mourão, Centro Universitário Integrado, Unespar-campus Campo Mourão, Unicampo, Instituto de Tecnologia do Paraná/Tecpar, Instituto de Direito, Educação, Tecnologia e Inovação (IDDETI) e SbM (Softare by Maringá).

Serviço

Interessados em participar poderão confirmar presença por email ([email protected]) ou pelos telefones (44) 3518-8025 e (44) 999154-4848.