Artista mourãoense que venceu as drogas é selecionado por Escola Nacional de Circo

O artista da Associação Sou Arte de Campo Mourão, João Henrique dos Santos, ficou em quarto lugar entre os 60 classificados em todo o país pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) para um curso técnico em Arte Circense na Escola Nacional de Circo. Ele ganhou uma bolsa e para isso vai morar dois anos no Rio de Janeiro, para aperfeiçoar-se na profissão.

Estou muito feliz por essa conquista e agradecido pela oportunidade que tive aqui no Sou Arte, sem a qual não teria chegado onde cheguei, comemora Henrique, que foi acolhido na Sou Arte há 10 anos, na época com 17 anos e uma vida complicada. Eu não tinha expectativa de vida. Aqui foi minha família, pois tive uma formação não só artística, mas como pessoa, relata.

Ele conta que teve uma infância difícil e na adolescência chegou a usar drogas. Foi aqui que me libertei, depois de dar muito trabalho para a Edilaine (diretora), que acreditou mais em mim do que eu mesmo, agradece Henrique, que hoje mora com a namorada no Jardim Maria Barleta. No Sou Arte, além de aluno é também professor de projetos sociais e entre as especialidades está a canastilha e tecido acrobático.

Para conquistar a disputada vaga na Escola Nacional de Circo foi preciso muita dedicação. Além de toda a documentação para habilitar-se a concorrer à bolsa, enviou vídeos de suas apresentações e também passou por prova presencial, onde foi avaliado por professores da Funarte. A bolsa que ganhou garante a manutenção de necessidades básicas, como moradia, alimentação e saúde no Rio de Janeiro durante o curso.

Mas Henrique tem sonhos maiores quando concluir essa etapa. Penso em ir para a Europa e também fazer uma faculdade de Educação Física, afirma. O recado dele para quem está começando é nunca desistir. Eu tentei desistir e teve pessoas que acreditaram em mim, especialmente a Edilaine, que é como nossa mãe aqui, acrescenta.