Com 6 casos de Gripe A e 3 mortes na região, saúde mantém alerta contra doença

Novo boletim informativo da Influenza (Gripe), divulgado nesta semana pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa–PR) aponta para 6 casos de Gripe A confirmados até o momento na região de Campo Mourão, resultando em três mortes. A 11ª Regional de Saúde se mantém em alerta contra a doença.

Conforme o boletim, os casos confirmados são em Campina da Lagoa (1); Campo Mourão (2); Juranda (1); Moreira Sales (1); e agora em Ubiratã (1). Já as mortes foram registradas nas cidades de Juranda, Campina da Lagoa e Moreira Sales. As vítimas tinham 36, 44, e 69 anos. Segundo informações, um caso de morte causado supostamente pela doença está sendo investigado no município de Ubiratã.

A campanha de vacinação contra Influenza, encerrada no dia 31 de maio, atingiu 93,35% do público alvo na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), segundo a Regional de Saúde do município. A meta era vacinar 111.723 pessoas na região, mas foram imunizadas 104.297.

Os grupos de risco da campanha foram crianças com idade entre 6 meses a 6 anos de idade; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; professores da rede pública e particular; idosos com mais de 60 anos de idade; populações indígenas, doentes crônicos; e população carcerária.

Na Comcam, o grupo de pessoas com comorbidade (88,83%) e gestantes (77,76%), tiveram a menor cobertura vacinal. Nos demais grupos os índices ficaram da seguinte forma: crianças (88,56%); trabalhadores de saúde (98,44%); puérperas (101,63); idosos (98,5%); professores (98,25%). No Paraná a cobertura vacinal atingiu 82,24% do público alvo.

Em alguns municípios a procura dos professores pela vacina foi bastante baixa com a cobertura atingindo apenas 48%. Já em outras cidades ultrapassou 100%. A mesma situação foi observada no grupo de pessoas com comorbidade. É uma pena, pois a vacina foi oferecida gratuitamente pelo SUS e mesmo assim algumas pessoas não tiveram interesse em se vacinar, lamentou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da 11ª Regional de Saúde, Evandra Cristina Pereira.

O chefe da 11ª Regional de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, comentou que com a chegada do inverno, na próxima semana (dia 21), a população deve reforçar medidas preventivas. Ele alertou que a gripe é uma doença respiratória aguda que deve ser levada a sério. Pode levar inclusive a morte, frisou.

Os sintomas são aparecimento súbito de calafrios, febre, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na garganta, fadiga. Podem ainda estar presentes: diarréia, vômito, fadiga, rouquidão. Quando há suspeita de gripe deve-se procurar os serviços de saúde para avaliação médica o mais rápido possível e iniciar o tratamento com o antiviral específico. A pessoa nunca deve se automedicar, orientou Siqueira.

O informe semanal sobre os casos de gripe no Paraná registra 212 casos confirmados da doença no estado, com 51 óbitos. São 8 mortes a mais que na semana anterior que apontava 43. Do começo do ano até agora, Foz do Iguaçu é o município que registra maior número de mortes com 13 confirmações. Na sequência, Curitiba com 7 óbitos confirmados desde o começo do ano. O boletim também aponta que a faixa etária acima dos 60 anos é a mais atingida pela gripe. Depois vem as crianças menores de 6 anos.