Curitiba ganha monumento de Anita Garibaldi
A Associação Giuseppe Garibaldi inaugurou nesta quinta-feira (21) a escultura de Anita Garibaldi. A peça, que é única no mundo, passa a integrar o Jardim das Esculturas do Palácio, localizado no centro histórico de Curitiba.
A conclusão desta segunda etapa da composição do Jardim das Esculturas, que estreou com a escultura do Giuseppe Garibaldi, faz parte do processo de revitalização do espaço.
Segundo a ex-governadora e presidente da Associação Giuseppe Garibaldi, Cida Borghetti, a obra garante o merecido reconhecimento à memória da heroína.
“A linda e imponente escultura de Anita, ao lado do seu grande amor, Giuseppe Garibaldi, é um marco no coração do centro histórico de Curitiba. Um projeto que simboliza a valorização da nossa história e o reconhecimento do legado da imigração italiana para o Estado do Paraná e para o Brasil”, afirmou ao lado da diretoria da Associação.
Para ela, mais do que obras de arte, os monumentos agregam camada cultural para os visitantes. “Nosso papel é incentivar, motivar e viabilizar a produção artística, especialmente ligada à nossa cidade e região, além de torná-la acessível a toda população”, disse.
A nova escultura
A obra de Carlos Henrique Tullio ocupa um lugar de destaque na área externa do Palácio e busca preservar a herança cultural e consolidar o espaço como ponto turístico em Curitiba.
Construída a partir da pesquisa do artista e de sua equipe, a escultura traz a heroína imponente e forte. As referências utilizadas na produção foram as lutas, o poder da mulher, a maternidade, a preservação e o futuro.
O Jardim das Esculturas faz parte do amplo projeto de revitalização cultural do Palácio Garibaldi com o apoio dos associados, da iniciativa privada e do poder público.
De acordo com o vice-presidente e coordenador do projeto de revitalização, Benoni Manfrin, a proposta é instalar em breve outras representações artísticas que homenagearão personagens importantes da história da imigração italiana no Brasil.
“O projeto começou há oito anos e contamos com o apoio de pessoas importantes para que fosse realizado. Hoje comemoramos mais uma etapa e esperamos concluir a próxima ainda este ano”, ressaltou.
Homenagens
Além da inauguração da escultura somam-se aos bustos já expostos no jardim do Palácio Garibaldi três novos monumentos em homenagem aos ex-presidentes da Associação, Giovanni Corghi e Wladimir Trombini, e ao ex-governador Ney Braga.
Giovanni Corghi foi o primeiro presidente da Associação Giuseppe Garibaldi em 1883; Wladimir Trombini presidiu a Associação no início da década de 90 e foi responsável pelo primeiro restauro do Palácio e o ex-governador Ney Braga devolveu a sede da entidade em 1962. O Palácio havia sido expropriado pelo Governo Federal vinte anos antes, em 1942. Todas as obras são do artista plástico, Carlos Henrique Tullio.
Prêmio
Ainda no evento, a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, recebeu o prêmio “Anita Garibaldi 2023”, que homenageia mulheres que se destacam em suas atividades e contribuem para o fortalecimento das relações entre o Brasil e a Itália.
“É uma emoção muito grande enquanto secretária da cultura e descendente de italianos estar aqui nesta noite tão simbólica e neste memorial tão vivo e ativo da cultura italiana e brasileira. Se estamos ocupando cargos e posições dentro de empresas e instituições do governo é porque mulheres como Anita Garibaldi nos ensinaram a enfrentar os obstáculos”, disse a secretária que ainda destacou a contribuição da Associação no cenário cultural e turístico paranaense.
“Entidades da sociedade civil como o nosso querido Palácio Garibaldi são fundamentais para transformar políticas públicas de cultura em programas efetivos”, completou.
Rosa
O Jardim das Esculturas também cultiva a “Rosa de Anita”, uma flor híbrida criada na Itália em homenagem a catarinense Anita Garibaldi.
O plantio da flor fez parte da comemoração dos 138 anos da associação e colocou o Palácio Garibaldi na rota mundial do Bicentenário de Anita Garibaldi.
Presenças
Participaram do evento a cônsul-geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Eugênia Berti; a vice-cônsul, Maria Salamandra; a cônsul honorária da Finlândia, Roseanne Lunardelli Salomon Fontana; o ex-governador do Paraná, Mário Pereira; a secretária municipal da Cultura, Ana Cristina Castro; o coordenador da assessoria de Relações Internacionais da prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó; Zélia Antunes Rangel, uma descendente de Anita Garibaldi; membros da diretoria; conselheiros; associados e convidados.