Homem é preso com arma artesanal e munições após irmão sofrer surto psicótico
Um homem, de 37 anos, que já é conhecido pelas equipes policiais por fabricar armas artesanais, foi preso pela Rotam (PM), na manhã desta segunda-feira (26), em Campo Mourão. Foram localizadas uma arma de fabricação artesanal e diversas munições no carro dele, após o irmão, de 44 anos, sofrer surto psicótico.
O fato foi registrado depois de uma equipe da PM ser acionada pelo Samu para prestar apoio em um caso de um indivíduo que estaria em crise psicótica no Conjunto Habitacional Doutor Milton Luiz Pereira. No endereço, os policiais, juntamente com os socorristas, verificaram que havia duas pessoas no interior do imóvel, o homem em surto e o pai dele, um senhor de 68 anos, proprietário da casa.
De acordo com o idoso, o filho estava dentro de um quarto armado com uma “besta” e ameaçava explodir um objeto que ele dizia ser uma bomba. Diante da situação, em conformidade com as diretrizes da Polícia Militar do Paraná, os militares isolaram o local e solicitaram apoio da equipe especializada da Rotam.
Quando a equipe de reforço chegou ao local, fez contato com o homem em surto e o imobilizou, conseguindo contê-lo. A arma e a bateria que o homem dizia ser uma bomba foram apreendidas pelas equipes. Já o indivíduo foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber atendimento médico.
O idoso informou à equipe, ainda, que o filho tinha uma arma de fogo, porém ele teria repassado para o irmão, de 37 anos, que também estava no local e presenciou toda a situação. Em contato com o indivíduo, foi feita a abordagem, mas inicialmente nenhum ilícito foi encontrado.
O abordado inclusive convidou os policiais para fazerem buscas na residência dele, dizendo que no endereço só tinha uma arma de pressão adquirida legalmente. No local, o homem apresentou a arma referida. Porém, na caixa de ar do veículo do abordado, a polícia localizou diversos outros itens, entre eles, uma arma artesanal carregada com uma munição calibre 38.
Também havia mais 11 munições de mesmo calibre, dois recipientes com pólvora branca, um recipiente com chumbo triturado, uma garrafa com chumbos granulados e projéteis de fabricação caseira de calibres não identificados, um recipiente com chumbo 5,5 para arma de pressão, um recipiente com espoletas e um adaptador para ser utilizado com a arma de pressão para munições de arma de fogo.
Diante dos fatos, o abordado recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil, juntamente com os itens apreendidos, para os procedimentos cabíveis.