Operação na região desmantela rota de contrabando vinda de Campo Mourão
Na madrugada desta sexta-feira (20), uma operação de inteligência coordenada pela Polícia Militar (PM) de Ubiratã, com apoio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), resultou na recuperação de um veículo VW Tiguan com sinais de adulteração e no abandono de outro automóvel, um VW Fox. A operação teve início após informações passadas à central de atendimento de Ubiratã sobre a possível presença de contrabando em ambos os veículos, que se deslocavam da cidade de Campo Mourão em direção a Ubiratã.
Segundo o relatório policial, a equipe do BPFron recebeu informações indicando que o Fox estava atuando como “batedor” de um Tiguan, ambos os veículos possivelmente transportando mercadorias ilegais. A partir dessa informação, iniciou-se um patrulhamento pelas localidades de Juranda e Ubiratã para localizar e abordar os carros envolvidos.
Durante o patrulhamento, a equipe avistou o Tiguan em alta velocidade, forçando ultrapassagens na rodovia. Foi solicitado apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Ubiratã, e as equipes seguiram em direção ao Distrito de Rio Verde. Nessa região, o Fox foi visualizado parado próximo a um posto de combustível. Ao perceberem a aproximação das viaturas, os ocupantes desse carro realizaram uma arrancada brusca e fugiram do local.
Ainda no posto, o Tiguan foi encontrado estacionado com os vidros fechados e insulfilm, impossibilitando a visualização dos ocupantes. Ao tentar realizar a abordagem, os policiais foram ignorados, e o automóvel saiu em alta velocidade, em direção ao trevo de Campina da Lagoa.
Durante a fuga, o veículo Tiguan fez uma manobra brusca, colidindo com o meio-fio e estourando um pneu dianteiro esquerdo. Seguindo em direção a uma estrada rural, o veículo entrou em uma plantação de soja, mas não conseguiu prosseguir devido ao dano no carro. Os ocupantes abandonaram o veículo e fugiram para uma área de mata.
As equipes de apoio de Ubiratã e Campina da Lagoa chegaram ao local e, após consulta ao sistema Sesp Intranet, verificaram que a placa do Tiguan correspondia a outro veículo Tiguan branco registrado em Maringá. No entanto, o chassi do carro abandonado era de um carro do mesmo modelo de Toledo, evidenciando que o veículo estava com sinais de adulteração.
Ao realizar a busca no interior do veículo, a polícia verificou que todos os acabamentos internos foram removidos, incluindo os bancos do carona e os traseiros, ficando apenas o banco do motorista, reforçando a suspeita de que o veículo estava sendo utilizado para atividades ilícitas.
Foi constatado, ainda, que o carro possuía uma ligação direta, além de um galão de 20 litros utilizado para armazenar combustível e cinco embalagens de cigarro, provenientes do Paraguai, totalizando 100 maços. Também foi encontrado um rádio comunicador no interior do automóvel.
Durante a tentativa de fuga, o condutor causou diversas avarias na pintura, na parte mecânica e no para-choque dianteiro do veículo. Diante desses fatos, o automóvel foi encaminhado até o Destacamento Policial Militar de Juranda para registro do boletim, e posteriormente, foi enviado para perícia e demais procedimentos judiciais. Os autores não foram localizados até o momento.