Presidente da Ocepar fala sobre investimentos

Na última semana, o presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, falou sobre sua participação no fórum Futuro 10 Paraná. Segundo ele, seria preciso que fosse investido cerca de R$ 480 milhões em infraestrutura para resolver ‘gargalos’ da economia. Temos que resolver os gargalos que afetam nossa competitividade. Algumas soluções dependem de atitudes simples, mas que muitas vezes não aconteceram por posicionamentos radicais e sem o foco num objetivo fundamental, que é contribuir para o crescimento econômico e social dos produtores.

Koslovski explicou que já foram realizadas mais de 20 reuniões. Nós estamos fazendo um trabalho buscando algumas questões para dar sustentação ao crescimento da economia paranaense, diz. Entre as questões, ele citou a proposta de inserir no orçamento de 2012 demanda em relação à infraestrutura. Hoje há uma preocupação muito grande principalmente em relação ao porto de Paranaguá, onde nós precisamos ter uma dragagem permanente. Além de melhorar as condições de embarque, acelerar o processo, relata.

Outro ponto de melhorias que está sendo discutido é o investimento em ferrovias. Nós temos hoje sérios gargalos em relação à questão ferroviária e também às rodovias. Existem vários trechos que precisam ser reformados, coloca ele lembrando que a aviação comercial também está atrasada.

Para que os R$ 480 milhões em emendas parlamentares saiam em 2012, ele explicou que o Fórum está trabalhando em união dos representantes. Queremos que eles façam uma emenda coletiva, garantindo que nós possamos realizar esse investimento.

Ainda na visita Koslovski comentou sobre o relacionamento do governo do Estado com a Ocepar. Fazemos reuniões permanentes na sede da Ocepar com o objetivo de melhorar a relação, principalmente no setor do agronegócio onde tínhamos uma série de problemas, acrescenta. Entre os pontos discutidos por eles, Koslovski citou o registro de produtos agrícolas e as questões relacionadas ao meio ambiente. Em relação ao registro, a legislação já foi adequada e no meio ambiente há um diálogo permanente. Essa iniciativa vem dando bons resultados para que a gente supere uma série de problemas, principalmente na infraestrutura e legislação, finaliza. (Com informações da Assessoria da Coamo)