A prefeita de Rancho Alegre D’Oeste, Suely Alves Pereira Silva (PMDB) visitou na segunda-feira a sede da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em Curitiba, para solicitar a parceria do governo estadual na regularização de 617 lotes sem documentação do município. Na ocasião, ela foi atendida pelo superintendente de Regularização Fundiária da empresa, Sylvio Monteiro Neto.
Para atender a demanda, a gestão municipal deverá entregar à Cohapar documentos relativos às áreas que receberão a intervenção para que haja uma análise técnica e posterior assinatura de convênio entre os órgãos. Precisamos da experiência da Cohapar para nos ajudar. O município encontra-se com restrições orçamentárias e precisa expandir as arrecadações, pois o município possui poucos contribuintes do IPTU, explica a prefeita.
Além de garantir o apoio do governo estadual à iniciativa, o superintendente da Cohapar classificou a ação como uma das prioridades do poder público tanto em âmbito municipal quanto estadual. A regularização fundiária é um meio que podemos auxiliar o cidadão que deseja ter o reconhecimento da sua propriedade e elevar a arrecadação municipal, que se transforma em novos benefícios para a população, avalia Monteiro Neto.
Para a prefeita, a falta de documentos que comprovem a propriedade dificulta a melhoria da qualidade de vida das famílias. As pessoas poderão melhorar suas casas, o que automaticamente melhora a cidade, elucida a gestora. Vejo como algo importante, que potencializará economicamente o município, conclui Suely.