A Associação Vesná de Roncador estará apresentando no próximo sábado (23), o 1º Festival Vesná de Cultura Ucraniana. O evento marca os 40 anos do grupo e a expectativa dos organizadores é reunir cerca de 2.500 pessoas. O que começou com um simples grupo de dança, em1977, se transformou hoje em uma Associação, composta por 160 membros, de 4 a 60 anos de idade, incluindo um Coral. O evento deste sábado contará com apresentação do grupo de Danças e Coral Vesná, além de participação especial dos grupos folclóricos ucranianos Stchastia de Campo Mourão, e o Verkhovena de Maringá.
Serão cerca de 90 minutos de apresentação, com início às 20 hs e entrada franca ao público, no ginásio de esportes Edivaldo Vieira-Cartucheira, no centro de Roncador. O espetáculo faz parte do Projeto Cultura Ucraniana em Movimento, com objetivo de resgatar a cultura ucraniana no município, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, tendo como patrocínio master a Coamo – Agroindustrial Cooperativa. Também conta com apoio cultural da Prefeitura de Roncador e do Ministério da Cultura.
O 1º Festival Vesná de Cultura Ucraniana terá a participação de uma convidada especial: a Embaixatriz da Ucrânia, Fabiana Tronenko. Ela confirmou presença e chega na sexta-feira a Roncador, vindo de Brasília, onde terá uma reunião com a prefeita Marilia Perotta. A prefeitura também vai oferecer um jantar à Embaixatriz na sexta-feira e, no sábado, ela participa do Festival, que termina com um coquetel pelos 40 anos da Associação Vesná em Roncador, conta Vidal Kovalek, responsável pela parte Executiva do Projeto. O presidente da Associação é Mario Kovalek.
De acordo com Kovalek, o grupo Vesná começou há 40 anos com uma pequena equipe de dança, formada apenas por ucranianos. Com o passar do tempo o grupo foi crescendo, reunindo novos membros, inclusive com pessoas de outras religiões e surgiu o Coral Vesná. No inicio éramos só ucranianos, mas hoje tem pessoas de outras religiões também. Fazemos apresentações em várias cidades, mas sem visar lucro nenhum, apenas por filantropia. A Coamo patrocina a associação e no próximo ano pretendemos fazer novas atividades, afirma.
O Município de Roncador conta com uma grande comunidade ucraniana, composta por cerca de 600 famílias. A tradição é tão respeitada, que os ucranianos ganharam um santo protetor também: São Nicolau, comemorado em 6 dezembro. Os católicos celebram São Pedro em 29 de junho e os dois santos ganharam estátuas na entrada da cidade. A palavra Vesná vem do ucraniano e significa Primavera, estação do ano em que se celebra a vida com canto e dança após longo período de inverno. É embalado neste propósito que o Festival Vesná de Cultura Ucraniana é realizado em Roncador.