Após temporal, cidade de Moreira Sales ainda continua sem energia elétrica e água

Metade da cidade de Moreira Sales, distante 75 quilômetros de Campo Mourão, ainda continua sem o fornecimento de energia elétrica devido a queda de 12 postes da rede, provocada pela forte tempestade que atingiu o município na madrugada dessa quinta-feira. Os ventos ultrapassaram os 90 km/h. O fornecimento de água também continua interrompido em todo o município e distritos.

Segundo o prefeito Rafael Bolacha (MDB), a Sanepar está utilizando geradores de energia para abastecer a rede elevatória. A previsão de restabelecimento do fornecimento, na sede do município, é até as 12 horas. Já na Vila Gianelo, distrito de Paraná do Oeste e bairros rurais, ainda não há previsão do restabelecimento do serviço.

De acordo com a Defesa Civil de Moreira Sales, no momento equipes da Copel estão substituindo 12 postes na linha de abastecimento que segue de Mariluz. São oito na rodovia, dois no “Bairro 17” e dois no “34”. Mais de 40 residências sofreram danos no município, com telhados completamente ou parcialmente destruídos pela força do vendaval. “As equipes da prefeitura estão auxiliando no atendimento aos afetados juntamente com a Ação Social”, disse o prefeito.

Moreira Sales foi o município que mais sofreu estragos na região. Uma plantação de eucalipto atingida pelo vendaval ficou destruída. As árvores foram partidas ao meio. Rodovias de acesso à cidade ficaram bloqueadas com a queda de árvores. Apesar dos estragos não houve feridos.

De acordo com o boletim emitido pela Copel, equipes de emergência, manutenção e obras da companhia seguem em campo atuando na recomposição do fornecimento de energia. Dos 330 mil domicílios que chegaram a ter o fornecimento interrompido no Noroeste, 203 mil estão com os serviços regularizados.

Na região Noroeste, que inclui Moreira Sales, foram registradas cerca de 1,6 mil ocorrências em razão do temporal. “O fornecimento foi restabelecido de forma integral em dez municípios. Agora o trabalho está concentrado nas redes que abastecem Cafezal do Sul Francisco Alves, Mariluz, Moreira Sales e Porto Rico”, informou a Copel. As equipes seguiram em campo ao longo da noite.

Devido a falta de energia elétrica, várias cidades da região tiveram o abastecimento de água interrompido ontem: bairros de Campo Mourão, Ubiratã, distrito Águas de Jurema (Iretama), distrito Alto São João (Roncador), distrito de Bandeirantes do Oeste (Quarto Centenário), Moreira Sales (que ainda continua); distrito de Jaracatiá (em Goioerê) e o distrito de Bredápolis, em Janiópolis.

Na Comcam, foram registrados bastante estragos com destelhamentos e quedas de árvores também nas cidades de Luiziana, Campo Mourão, Goioerê e Campina da Lagoa. Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o deslocamento de uma frente fria da Argentina e do Paraguai pelo mar, durante a madrugada, provocou instabilidade no Paraná, com temporais e ventos fortes entre as regiões Oeste e Noroeste. No município de Palotina, os ventos chegaram aos 101,5 km/h. Ventou forte também na região Norte. A chuva continua nesta sexta-feira e durante o fim de semana em toda a região da Comcam.