Araruna vai reativar o Conselho Comunitário de Segurança

Uma audiência pública para discutir o reforço na segurança pública no município de Araruna lotou nesta semana o plenário da Câmara Municipal. Durante o encontro, ficou praticamente definida a reativação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) na cidade.

Além de vereadores, participaram representantes da Polícia Militar, Sociedade Civil Organizada e a população em geral. A audiência foi proposta pelos vereadores Vandersom Dubinski, Marciel Maiolli e Wellington de Aguiar Santana. Os parlamentares são membros da Comissão de Legislação e Redação da Câmara Municipal.

Além de ações para reforçar a segurança pública no município, de acordo com Dubinski, o encontro teve como objetivo principal a reativação do Conseg no município. O prefeito de Araruna, Gustavo França dos Santos, que participou da audiência, se comprometeu, como chefe do Executivo, em apoiar a medida.

Na ocasião, Santos disse ainda que está em planejamento a reativação do sistema de monitoramento por câmeras de segurança na cidade, inativo há vários meses. “Na atualidade, a segurança pública é um dos principais desafios nos municípios”, falou o gestor, ao comentar que a comunidade também tem papel fundamental nesse processo.

O tenente da Polícia Militar, Fernando José Weiber da Silva, comandante da 1ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar, que representou a Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Ceconseg), falou sobre os trabalhos que vêm sendo realizados pela PM na região e colocou a estrutura da Ceconseg à disposição, para auxiliar no processo de eleição e efetivação do Conselho de Segurança de Araruna.

A delegada de Polícia Civil de Peabiru, comarca de Araruna, Karoliny Neves Marques, que também participou da audiência, destacou a atuação da Polícia Civil. Ela informou que na cidade já existe o Conselho de Segurança, que funciona ativamente. “O Conselho desenvolve um papel extremamente importante de apoio às forças de segurança”, afirmou.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Araruna, Rosiley Malaco, e o presidente do Sindicato Rural do município (também representando a comissão de mulheres da FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná), José Antonio Furlanetto, também destacaram a importância do Conseg para a cidade e se colocaram à disposição para o processo de reativação.

Durante a audiência, ficou marcada para a próxima terça-feira (20) uma nova reunião na Câmara para o lançamento do edital de convocação da eleição do Conseg e o processo inicial de levantamento de interessados junto à sociedade civil, de membros para compor a diretoria do mesmo.

“Foi uma audiência pública muito produtiva. Temos a plena convicção de que a ativação do Conselho de Segurança será primordial para o apoio ao fortalecimento da segurança pública na cidade”, argumentaram os vereadores que propuseram o encontro.