Autoridades de Peabiru tratam sobre os “Caminhos de Peabiru” com governador Ratinho

O prefeito de Peabiru, Júlio Cezar Frare (PL), acompanhando da primeira dama Bel Frare; do presidente do Conselho Municipal de Turismo de Peabiru Arléto Rocha; historiador Washington Luiz; e do presidente da Comcamtur, Jorge Oliveira Silva; aproveitaram a agenda do Governador Ratinho Junior (PSD), na manhã desta sexta-feira (6), em Moreira Sales, para tratarem sobre o Projeto “Caminhos de Peabiru”

“Na oportunidade foi tratado assuntos pertinentes ao turismo regional envolvendo os Caminhos de Peabiru”, falou Arléto. A Comitiva de Peabiru, conversou também sobre o projeto com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado (Sedest), Everton Souza. “Lançamos uma semente que com certeza trará bons frutos mais para frente”, acrescentou.

O prefeito Julio Frare, lembrou que foi aprovado no fim do mês passado, pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto que transforma a trilha Caminhos de Peabiru em Patrimônio Imaterial do Paraná, que consolidará ainda mais as ações desenvolvidas. Conforme o gestor, a medida resgatará e conservará a história dos Caminhos de Peabiru.

A expectativa, apenas em sua primeira etapa, como programa de governo, a iniciativa vai beneficiar 86 cidades e 29 distritos, que contarão com uma estrutura completa, amplo trabalho de divulgação e uma extensa agenda de eventos culturais e esportivos, expedições e experiências enriquecedoras. “Tudo isso irá turistas para as regiões onde o projeto é desenvolvido”, destacou Frare. Os Caminhos de Peabiru abrange um trecho de 1.550 quilômetros de extensão.

O projeto aprovado na ALEP é inspirado nas pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre os Caminhos de Peabiru, na região de Campo Mourão (Necapecam). O estudo foi coordenado pela professora Sinclair Pozza Casemiro e na monografia “O Caminho de Peabiru: Implicações em seu tombamento como Patrimônio Material e Imaterial”, do acadêmico e historiador Arléto Rocha.

Os Caminhos de Peabiru visa resgatar, proteger e fomentar o turismo e a cultura das cidades que circundam a trilha histórica. Os caminhos são ramificados e vão de Paranaguá a Peabiru (800 km passando por 30 municípios), de Peabiru a Foz do Iguaçu (450 km e 36 municípios) e de Peabiru a Guaíra com (300 km e 18 cidades).

Da Comcam, integram o projeto as cidades de Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D’ Oeste, Roncador e Ubiratã.