Bandidos invadem cemitério de Mamborê e furtam placas de bronze de túmulos
Em mais uma ação criminosa, bandidos invadiram o cemitério municipal de Mamborê, furtando placas de bronze de diversos túmulos. O local é alvo desse tipo de ação com certa frequência. Os furtos em cemitérios vêm aumentando em toda a região devido ao alto valor agregado das peças de bronze.
No caso de Mamborê, o furto foi descoberto por funcionários do local que chegaram na manhã dessa terça-feira (15) para trabalhar e encontraram vários jazigos danificados e materiais furtados. A prefeitura acionou a Polícia Militar (PM) e fez um boletim de ocorrência. O caso foi repassado à Polícia Civil para investigação. O “campo santo” não possui câmeras de monitoramento.
A administração pede aos moradores que têm entes queridos sepultados no local para que compareçam ao cemitério para verificar a situação dos túmulos. Informações que possam levar aos autores do furto ou quem está receptando esses materiais podem ser repassadas à Polícia Militar no 190.
Crime recorrente
Nos últimos meses, vários cemitérios da região têm sido alvo recorrente de criminosos que invadem os locais e furtam peças de bronze para revender no mercado clandestino. Recentemente, ações desse tipo foram registradas em Araruna, Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Peabiru e Luziana. Os ladrões costumam agir pela madrugada para dificultar sua identificação. Em Luiziana, em um ataque recente, os bandidos levaram até mesmo fiações elétricas e o padrão de energia elétrica do local, gerando grandes transtornos.
Em Campo Mourão, após os furtos constantes no São Judas Tadeu, o secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Franco Freire Sanches, informou que o município estudaria um projeto para a instalação de câmeras de segurança para inibir a ação dos criminosos.
Câmeras e até alarme
Onde as prefeituras investiram em segurança, dificilmente tem ocorrido este tipo de ação. Na região da Comcam, o exemplo vem de Quinta do Sol. Com o objetivo de conter o número de furtos e coibir atos de vandalismo no cemitério municipal, a prefeitura fez a instalação de câmeras de monitoramento no local e até mesmo de alarme com sensores de movimento.
Os equipamentos instalados têm qualidade Full HD, exibem imagens noturnas com nitidez e têm longo alcance. Segundo o prefeito do município, Leonardo Romero, com as câmeras é possível ver a área interna e externa do cemitério. As imagens são armazenadas em um HD em um DVR (equipamento de gravação). “Tudo que se passa no local fica registrado”, falou o prefeito.