Barbosa Ferraz: Porco Garantido está com convites à venda

Estão à venda s convites do prato típico de Barbosa Ferraz, o Porco Garantido, que será servido no próximo dia 11 de setembro. Os ingressos para o almoço custam R$ 50,00 cada. Podem ser adquiridos na prefeitura do município, Lar Santa Rita; Apae; Maçonaria, com membros do Rotary Clube e Associação dos Servidores Municipais. Toda a renda da festa será revertida em prol de entidades assistenciais da cidade.

O prato típico do município está sendo retomado após dois anos devido a pandemia da Covid-19. Junto será realizada uma programação especial – dos dias 7 a 11 de setembro- em comemoração aos 62 anos de emancipação político-administrativa de Barbosa Ferraz. O aniversário foi celebrado no dia 25 de julho.

O prefeito da cidade, Edenilson Miliossi (Cidadania), fará também o lançamento de um livro sobre a história da cidade. A obra retratará sobre os primeiros pioneiros, início da construção de Barbosa Ferraz, como se deu sua emancipação, entre outros fatos históricos.

A programação da festa será aberta no dia 7 de setembro, às 9 horas com desfile cívico e 20 horas desfile de crochê. Às 21h30 o município realiza a final do Festival de Música. Na quinta-feira (8 de setembro), às 20 horas haverá o lançamento do livro que conta a história dos 62 anos de Barbosa Ferraz e às 22h30 show com a dupla Bruno & Barreto e Dj Milena.

A programação prossegue na sexta-feira (9 de setembro) com show da banda Cowboys do Asfalto às 22h30 e Dj Milena. No sábado, dia 10 é a vez da dupla Gilberto e Gilmar fazer um show à população, a partir das 22h30 e Dj Milena.

A festa será encerrada no domingo (11). A partir das 11 horas será servido almoço com o tão esperado “Porco Garantido”. Quem for almoçar deve levar talheres ou comprar no local. Já às 14 horas, tem show com o grupo As Cores do Samba.

O Porco Garantido foi adotado como prato típico de Barbosa Ferraz em 2007. De lá para cá a festa só cresceu atraindo pessoas de várias cidades da região. A carne é assada em fogo brando, na grelha, por cerca de quatro horas. Depois, é colocada em fogo forte por cerca de três a quatro minutos. Acompanha o prato arroz branco, saladas, tutu de feijão e torresmo. Para padronizar o prato, os animais abatidos para a festa têm no máximo 1 centímetro de gordura. Os porcos vão para o fogo na madrugada que antecede o almoço.

Capital da menta
Quem vê Barbosa Ferraz hoje, com 12,6 mil habitantes, segundo último censo do IBGE de 2010, não imagina que a cidade chegou a ter seus 78 mil habitantes em meados de 70. A economia do município gira em torno da agricultura. Porém, há 62 anos, época considerada de ouro para a cidade, sua base econômica, era a hortelã.

O município ficou nacionalmente conhecido como a capital da menta. Segundo registros históricos, o cultivo de hortelã se expandiu após uma forte geada em meados de 50. As plantações de café, até então predominantes na região, foram destruídas, dando início ao ciclo da hortelã.

Embora tenha durado consideravelmente pouco, cerca de 25 anos, a cultura girou grandes quantidades de dinheiro movimentando o comércio da cidade. Acredita-se, conforme relatos de pioneiros, que muitas pessoas que ganharam dinheiro com a hortelã se mudaram de Barbosa Ferraz para investir em outras cidades.