Boa Esperança, o município que perdeu apenas 10 habitantes

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que Boa Esperança perdeu 10 habitantes, em comparação ao Censo Demográfico de 2010. Dos 18 municípios da região com índices de queda populacional, foi o que menos sentiu. Isso porque, diante de recursos recebidos, via Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nada mudará.

Mesmo assim, o prefeito Joel Buscariol, não está muito satisfeito. Segundo ele, lá, pelo menos 195 residências não responderam à pesquisa do Instituto. Isso porque estavam vazias no momento. “Não temos como recusar esses dados. Mas muitas residências estavam vazias ou fechadas. Fica a dúvida. Mas não posso afirmar que temos mais habitantes do que o indicado”, disse.

No Censo de 2010, Boa Esperança mantinha 4568 habitantes, divididos em 1519 domicílios. Agora, 4558 pessoas, separadas em 1983 imóveis. “Felizmente o município não foi prejudicado na arrecadação”, disse. Apesar da dúvida, Buscariol não vai pedir uma recontagem. “Não posso criticar a forma de trabalho do IBGE. E sei o quanto é difícil fazer isso”, esclareceu.

O prefeito sabe que para o município crescer, em todos os sentidos, deve conseguir atrair empresas de médio e grande porte. O que não aconteceu nos últimos anos. “Não recebemos. Isso faz a diferença. Mas a nossa logística dificulta a entrada de grandes empresas”.