Boletim descarta caso de dengue em Roncador e confirmações caem na região

Novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa-PR), reduziu os casos confirmados de dengue na região da Comcam de 4 para 3. É que uma confirmação que havia sido computada em Roncador foi descartada.

Com isso, a cidade segue no novo período epidemiológico, que teve início no dia 1º de agosto deste ano, sem nenhum morador contaminado. Além disso, todas as 11 notificações feitas por lá, pelos agentes de endemias, foram descartadas, conforme a Sesa. Os municípios com moradores infectados pelo vírus são Barbosa Ferraz (1), Engenheiro Beltrão (1); e Ubiratã (1).

Segundo o levantamento, a Comcam tem um total de 327 notificações e 74 casos prováveis de dengue, ou seja, que ainda estão no Laboratório Central (Lacen) para análises clínicas. Apesar da redução de casos, os municípios têm demonstrado apreensão com a grande quantidade de larvas do Aedes aegypti encontrada nas residências.

Em Roncador, embora o caso confirmado tenha sido descartado, atualmente o índice de infestação do mosquito é de 3,1%, o que deixa o município em médio risco para epidemia. O dado é preocupante, conforme a coordenadora do Departamento de Endemias, Cleusa Castro. “Focos do mosquito continuam sendo encontrados em todos os bairros da cidade”, alertou. O município vem realizando frequentemente a Operação “Cidade Limpa” para recolher materiais das residências que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da doença.

Na manhã desta quarta-feira (24), a Vigilância Epidemiológica de Farol divulgou uma nota expressando preocupação em relação à situação. O último Levantamento de Índice Rápido (Lira), apontou um índice de infestação do mosquito de 1,4%. Entretanto, em um arrastão realizado posteriormente, foram encontrados 39 focos de larvas.

“Deste modo, a situação é preocupante. Ainda não temos nenhum caso de dengue confirmado. Porém, com esse aumento no número de focos, se não cuidarmos não demorará a acontecer. Por isso pedimos encarecidamente à população que redobre os cuidados”, pediu. O índice preconizado como aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é abaixo de 1%.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde registra um acumulado de 423 casos confirmados, 26 a mais que o informe anterior. Até o momento, 77 municípios registraram casos da doença, sendo que 61 municípios confirmaram casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Há ainda, 1.611 casos em investigação e 263 municípios registraram notificações de dengue, que passaram de 8.626 para 9.216. O Estado não registrou nenhum óbito neste período.

De acordo com a Sesa, neste mês de novembro, será realizado o Dia Nacional de Combate à Dengue. O objetivo é mobilizar a população e o Poder Público para a realização de ações no combate ao vetor da doença.