Câmara de Engenheiro Beltrão implanta TV do Legislativo

Já está funcionando na Câmara de Vereadores de Engenheiro Beltrão o projeto TV do Legislativo, implantado pelo presidente Valdir Hermes da Silva (PSD). Pela TV do Legislativo, a população pode acompanhar as sessões da Câmara em tempo real com imagem de alta resolução. As transmissões são feitas via Facebook do Legislativo e YouTube.

De acordo com Silva, a TV do Legislativo além de dar transparência aos atos do vereador, aproxima mais a população da Câmara. Com o projeto, a ideia é mostrar o trabalho do vereador, além da transparência porque hoje nós somos muito cobrados nesta questão. Temos que mudar o conceito da população de que a Câmara de Vereadores não faz nada. Muitas vezes o vereador trabalha muito, mas não aparece o trabalho dele. Quando é realizada uma obra no município, passa pela Câmara, por exemplo, que autoriza, explicou.

As sessões da Câmara de Engenheiro Beltrão são realizadas todas as segundas-feiras, às 18 horas. Uma empresa de Santa Catarina instalou os equipamentos para o funcionamento da TV do Legislativo. Isso aconteceu através de uma pareceria entre a Acamdoze e Uvepar. A Câmara que aderir a TV do Legislativo vai pagar um valor de R$ 650,00 mensais. Se fosse para contratar o particular ficaria acima de R$ 1,2 mil, mais que o dobro do valor, frisou Silva.

Segundo o presidente, todas as sessões ficam gravadas e servem até de documento, caso, alguém requisite. Muitas vezes a nossa imagem é denigrida principalmente em redes sociais, com a TV do Legislativo, a pessoa não vai poder distorcer a nossa conversa, frisou. Pela TV do Legislativo, as prestações de contas do município e audiências públicas realizadas na Câmara de Vereadores também podem ser transmitidas ao vivo à população.

Para Silva, a TV do Legislativo vai aproximar a Câmara da população. Sempre temos ouvido que a população dizer que não tem tempo de ir às reuniões, então estamos indo até ela, levando o nosso trabalho e a nossa transparência. Às vezes a pessoa chega cansada do trabalho e vai ver através da TV do Legislativo o trabalho do seu vereador, argumentou.

O presidente espera que mais Câmaras da região possam implantar o projeto. Segundo ele, os Legislativos de Quinta do Sol, Mamborê, Peabiru e Araruna já demonstram interesse pelo projeto. Muitas Câmaras da nossa região vão aderir a TV do Legislativo porque só traz benefícios, argumentou.

Segundo ele, o projeto é uma ferramenta que veio para ficar, porque além de mostrar o trabalho do vereador, vai gerar transparência nos atos da Câmara. Silva comenta, no entanto, a importância de os moradores comparecerem à Câmara para acompanhar as sessões. A participação da população é sempre importante, tudo que acontece no município passa pela Câmara, ressaltou.