Carnaval de Rua agita cidades da região

A maior festa popular do país, o Carnaval de Rua, inicia neste sábado (21). Na região da Comcam, apenas três prefeituras farão o evento: Corumbataí do Sul; Peabiru e Ubiratã. Em Barbosa Ferraz também haverá festa, mas será particular, sem participação da administração municipal. Em Campo Mourão, este ano não haverá nem mesmo o Carnaval de Cores, que vinha sendo realizado há alguns anos. A prefeitura fez um chamamento público para tentar viabilizar o carnaval, porém não houve interessados.  

Peabiru

Em Peabiru o Carnaval de Rua será retomado após o prefeito da cidade, Julio Cézar Frare reduzir a fila de espera na educação infantil. Peabiru, aliás, tem um dos carnavais mais tradicionais da Comcam, com a participação de vários blocos e milhares de pessoas de toda região. 

De acordo com o setor de Cultura do município, serão quatro noites de folia: sábado (2), domingo (23), segunda-feira (24), e terça-feira (25), com duas matinês, no domingo e terça-feira. O tema do evento será: “No carnaval com Alegria a Violência não se Cria. Carnaval pela Paz, Peabiru 2020”. 

“Este ano, como sempre vamos prezar pela segurança. Por não ter carnaval nas cidades vizinhas esperamos grande público”, falou o diretor de cultura do município, Arleto Rocha. Foram confirmados os seguintes blocos carnavalescos: Húnicu's; Chuta que é Macumba; Soviéticos; Bartira; Skema; Caminhos de Peabiru; e Monobrok. O carnaval na cidade terá ainda animação todos os dias do DJ Testinha e Grupo Sem Preconceito.

Na segunda-feira à noite os blocos farão um desfile pela Avenida Raposo Tavares.  “A expectativa é de público recorde principalmente porque outros municípios cancelaram”, falou Arleto. De segunda para terça-feira a cidade espera receber mais de 10 mil visitantes de toda a região. 

Corumbataí do Sul

Em Corumbataí do Sul o Carnaval de Rua promovido pela prefeitura será nos dias 22, 23 e 24, na Praça São Pedro. No dia 22 terá show com Dj Renn Nascimento; dia 23, Dj T.W.O.; e dia 24 Milena Del Antonio. A organização informou os blocos confirmam a participação somente no momento.

 Para garantir a tranquilidade da população, a segurança será reforçada. O prefeito da cidade, Carlos Caxão contratou seguranças particulares e solicitou também reforço do efetivo da Polícia Militar durante o evento. “Muitas pessoas de fora aproveitam o momento para visitar seus familiares e participam da festa no município”, falou o prefeito. São esperados também visitantes de cidades próximas. “Mesmo que a prefeitura não fizesse nada a população, por costume, se aglomeraria na praça, então nada mais justo do que promovermos este momento de lazer”, falou Caxão. 

Barbosa Ferraz terá o Carna Folia 2020. A festa será particular, ou seja, sem envolvimento do município. O carnaval na cidade foi aberto ontem e prossegue até o dia 24 com shows do Grupo Swing, e Dj’s, Milena Del Antonio, Marquinho e “H”. O passaporte para as quatro noites custa R$ 30,00, já individual R$ 15,00. Interessados podem entra em contato pelo telefone (44) 9.8827-7639.

Ubiratã

Ubiratã também terá Carnaval de Rua. Será o Carnaval da Seringueira, dos dias 22 a 24 na Praça Horário José Ribeiro, com matinês nos dias 23 e 25, às 17 horas.  No dia 22 e 24 o Grupo Cai Nessa, de Campo Mourão se apresentará no evento, às 21h30.

Nos demais dias, o agito começa sempre às 22 horas. No sábado (22), com animação do Grupo Os Tentta e Mr. Buiu. Já no domingo, o show será com a Banda Axé Blond e Dj Andrei Colorado e El Funk Brasil. Na segunda-feira, dia 24, a festa continua com a Banda O Blokinho e Pegada LP. 

Para proporcionar maior segurança dos foliões haverá o cercamento de todo o entorno do recinto da Praça, porém a entrada será gratuita para a população que queira participar. “O carnaval popular não é feito somente para os integrantes dos blocos, mas também para todos os munícipes. É obrigatório a apresentação de documento oficial de identificação com foto para entrar no recinto da festa. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis”, avisou o prefeito da cidade, Haroldo Duarte.