Carreta do Conhecimento ensina corte e costura em Engenheiro Beltrão

Cerca de 50 moradores de Engenheiro Beltrão estão participando do curso de corte e costura (confecção), ministrado na Carreta do Conhecimento, que está na cidade desde a semana passada. A vinda da escola ambulante foi viabilizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, com apoio da fundação Volkswagen e Senai. 

A carreta ficará no município por aproximadamente um mês e segundo o prefeito Rogério Riguetti vai causar impacto no mercado de trabalho, que vive a expansão no setor de confecção. “Sem dúvidas é uma forma de prepararmos nosso povo para o mercado de trabalho. No ano passado tivemos a carreta de panificação e hoje já colhemos resultados com famílias vivendo da rendo de fazer salgados entre outros confeitos. Tenho absoluta certeza que no ramo de confecção não será diferente e nosso município vai prosperar mais no segmento geração de emprego e renda”, argumentou.

Para a primeira dama Geisa Rigueti, que é também a secretária de Assistência Social, o curso atende pedidos de muitas mulheres que desejam migrar do segmento básico de costura para a costura profissional. Segundo o prefeito, o município conta com empresas do ramo que geram emprego e renda, porém carecem de mão de obra especializada. “Buscamos junto ao secretário Ney Leprevost uma forma de qualificar a comunidade beltrãoense, para que atendendo a demanda das empresas do município com formação de mão de obra, pudesse gerar mais empregos”, complementou o prefeito.

Ele ressalta que Engenheiro Beltrão está entre os municípios da Comcam que mais geraram postos de trabalho nos últimos meses. “Isso é resultado do oferecimento de cursos preparatórios para formar mão de obra em diversos setores”, afirmou, ao citar o trabalho de corte e costura feito na Pastoral com apoio do CRAS, o curso de mecânica e injeção eletrônica, além de outras oficinas de artesanato, pintura em tecidos, crochê e biscuit.

Cursos e visitas técnicas também são realizados para produtores rurais, em parceria com a Emater e sindicatos. “Os empreendedores informais e formais estão conseguindo fazer investimentos através da Fomento Paraná e com isso temos alcançado avanços importantes”, disse o prefeito.