Região recebe novas ambulâncias do Samu para otimizar atendimento de urgência
Seis cidades da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) foram contempladas com novas ambulâncias para o Samu. São elas: Campo Mourão, Iretama, Barbosa Ferraz, Goioerê, Terra Boa e Ubiratã.
O Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp), é o responsável pelos atendimentos de Urgência e Emergência na região da Comcam e recebeu ao todo 30 novas ambulâncias. O consórcio está em funcionamento há 6 anos. Os veículos vão atender 101 municípios da regional e representam a renovação e ampliação da frota. O investimento ultrapassa R$ 4,8 milhões.
O lote de ambulâncias foi entregue pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em Umuarama. Prefeitos da região comemoram as novas aquisições. “Todo investimento em saúde é muito bem vindo. Em se tratando de novas ambulâncias o atendimento será mais eficiente à população que precisar”, falou o prefeito de Iretama, Wilson Carlos de Assis (PP).
Assis, aliás, recentemente se envolveu em um acidente entre Campo Mourão e Iretama, e foi socorrido pelo Samu. O carro em que ele estava, um veículo VW/Gol, capotou após ele perder o controle da direção. Apesar da gravidade, o prefeito sofreu apenas ferimentos leves. “Considerando a importância do serviço, parcelamos o pagamento de alguns débitos do município com o serviço”, frisou.
Quem também comentou a importância da renovação da frota de ambulância foi o prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi (Cidadania), presidente da Comcam. “Um investimento importantíssimo que vai refletir na qualidade do atendimento e no conforto do paciente acidentado”, disse ele.
Miliossi falou também da importância do Samu para toda a Comcam. “O serviço atende diariamente várias vítima de acidentes em toda a região, um atendimento muito ágil e eficaz que vem salvando muitas vidas. Não dá mais para imaginar a região sem o Samu”, falou ele.
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, comentou que o Governo do Paraná está buscando investir na saúde no Paraná por inteiro. Para isso, vem investido em todas as regiões do Estado. “O Samu é um hospital na rua, que vai chegar na casa das pessoas, no trânsito. É quem vai garantir, muitas vezes, em poucos segundos ou o minutos, que uma vida seja salva”, afirmou.
As ambulâncias para o serviço foram adquiridas com recursos do Estado e do governo federal. Quatro delas são de ampliação da frota e 24 de renovação, além de duas de reserva de operação. O Samu Noroeste atende uma população de cerca de um milhão de pessoas, num alcance de 25% dos municípios paranaenses.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp), Almir de Almeida, comentou sobre o compromisso do Governo do Estado com o serviço. “Em conversa com o secretário, de pronto, disse que ia ajudar. Porque entendeu que no Noroeste a gente precisa deste serviço. Temos que agradecer e hoje estamos aqui, podendo realizar o sonho para melhorar o atendimento à população que precisa deste serviço”, falou.