‘Carreta do Conhecimento’ segue com inscrições abertas para curso gratuito em Mamborê
O programa Carreta do Conhecimento prossegue com inscrições abertas para o curso gratuito de mecânica automotiva em Mamborê. A iniciativa é desenvolvida em parceria entre o município, Governo do Estado, Volkswagen e Senai-PR.
Os interessados podem se inscrever na Agência do Trabalhador da cidade, localizada na rua Interventor Manoel Ribas, 558. Serão formadas duas turmas de 18 alunos, totalizando 36 vagas. O curso terá início no dia 9 de maio, com carga horária de 96 horas.
As aulas serão no período da tarde, das 13h30 às 17h30 e noite, das 18h30 às 22h30. É esperada a participação do secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, para a abertura do curso na cidade.
O prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski, destacou que a capacitação permitirá à população a oportunidade de aprender a desempenhar funções com ‘excelência’ estando preparada para o mercado de trabalho que a cada dia está mais exigente. O gestor agradeceu também a parceria do Governo do Estado junto ao município.
Ele afirmou que o Governo precisa cada vez mais ‘olhar’ para esta necessidade nos pequenos municípios. “E o Ratinho Júnior tem feito isso. Várias cidades da região já receberam o programa e continuam recebendo para capacitar o maior número possível de moradores em diversos segmentos”, destacou. O gestor pediu ainda à população que não perca a oportunidade e se inscreva no programa para o preenchimento de todas as vagas para a capacitação.
Conforme a secretaria estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, para este ano, o programa contará com investimento de R$ 2,2 milhões para atingir um número ainda maior de moradores. Desde sua criação, o programa recebeu investimento de R$ 3,6 milhões e levou qualificação profissional em unidades móveis – carretas com equipamentos adequados para cursos profissionalizantes – a 172 municípios do Estado, incluindo vários da região da Comcam. Foram formados 9.020 alunos.
Os cursos são gratuitos, têm carga horária de 80 horas, com turmas de 16 a 20 alunos. As aulas são ministradas de manhã, tarde e noite. Ao completar a grade e carga horária, o estudante recebe um certificado do Senai. A secretaria informou que a meta, neste quinto ano consecutivo do projeto, é levar as unidades móveis de ensino para o maior número possível de municípios. Para este ano, serão oferecidos cursos profissionalizantes em 55 municípios indicados pela Secretaria Estadual do Trabalho.
Cursos
Os cursos oferecidos pelo programa serão: Soldagem, Confecção, Inovação e Criatividade, Informática, Instalações Elétricas, Manutenção de Motocicletas, Mecânica Automotiva, Mecânica Industrial, Panificação e Refrigeração.