Casos confirmados de dengue aumentam para 48 e região atinge 1.373 notificações

O boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que os casos confirmados de dengue subiram para 48 na região de Campo Mourão. A Comcam atingiu 1.373 notificações. Os números são referentes ao atual período sazonal, iniciado em 1º de agosto de 2022.

Do total de casos, 41 são autóctones. Ou seja, transmitidos no município de residência do morador. A região tem ainda 179 casos prováveis da doença, que aguardam resultados laboratoriais para confirmação.

Conforme o boletim, em Campo Mourão aumentaram para cinco as confirmações. A cidade de Engenheiro Beltrão tem o maior número de casos na Comcam: 10, seguida de Goioerê e Moreira Sales, com 7 cada.

Os casos por cidade são: Barbosa Ferraz (3); Boa Esperança (1); Campo Mourão (5); Engenheiro Beltrão (10); Fênix (4); Goioerê (7); Janiópolis (3); Moreira Sales (7); Quinta do Sol (6); Terra Boa (1); e Ubiratã (1).

O boletim aponta que o Paraná chegou a 6.851 casos da doença, distribuídos em 253 municípios. Somente nesta semana foram registrados 1.284 novos casos no Estado. 14.738 estão em investigação, além de 63.596 notificações.

Em relação à chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, são mais três casos em relação à semana anterior. No atual período sazonal há 38 confirmações, sendo 23 casos importados, 13 autóctones e dois ainda em investigação quanto ao local provável de infecção.

Durante este período sazonal não foram contabilizados casos de zika. Houve 42 notificações, sendo que nove estão em investigação. A Sesa alerta a população para ações permanentes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Entre os criadouros mais comuns do mosquito da dengue estão: pneus, calhas, vasos, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água sem tampa ou com a tampa quebrada, latas, lonas ou plásticos, ralos, bromélias, piscinas sem tratamento, banheiros em desuso, cisternas sem vedação adequada e recipientes que possam acumular água.

Sintomas

Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, cansaço e dor nas articulações, a população deve procurar os serviços de saúde e seguir as recomendações da equipe, evitando que se agrave o quadro clínico.