Cidade do Milagre: Juranda faz lançamento de projeto turístico neste sábado

O município de Juranda fará neste sábado (22), o lançamento do megaprojeto turístico, “Juranda Além do Milagre”. Neste dia a cidade terá uma vasta programação para a população local e visitantes de toda a Comcam e outras cidades do Paraná. O evento também celebrará os Santos Pastorinhos, os irmãos Jacinta e Francisco Marto por um milagre atribuído ao garoto Lucas, hoje com 15 anos. Um dos momentos mais esperados será o show com a banda de renome nacional, Rosa de Saron, às 22 horas, na praça central.

De acordo com a prefeita da cidade, Leila Amadei, o slogan, ‘Juranda Além do Milagre’, embasa os planos de sustentabilidade traçados pelo município. Com o projeto, a prefeitura está tirando do papel o complexo de obras arquitetônicas e urbanísticas que darão suporte para uma nova configuração socioeconômica e cultural.

“Pretendemos fazer de nossa cidade um lugar aprazível, com estrutura para acolher pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, interessadas em exercitar o bem-viver; a ideia é, com isso, estimular encontros e eventos que promovam confraternização e a espiritualidade, a conexão com Deus”, destaca Leila.

Paralelamente, Juranda direciona investimentos também no ecoturismo. “Temos mais essa vertente importante para explorar, considerando que o município tem uma extensa área de matas nativas, com rios e cachoeiras lindas, de fácil acesso, para o deleite dos nossos visitantes”, lembrou a prefeita, ao frisar que a esse rol somam-se trilhas e recantos para o turismo de aventura, de pesca esportiva e de outros tipos de lazer ligados a hábitos saudáveis de vida. Locais de descanso [hotéis e pousadas], restaurantes e estabelecimentos que comercializam artesanato fazem parte.

“Toda essa estrutura já existe, já está sendo desfrutada, mas ainda é tímida em relação ao que almejamos; nossa previsão é, em poucos anos, amplificar esse potencial, dando visibilidade mundial à nossa cidade”, assegura a prefeita. Na esteira desse propósito, alavancar o empreendedorismo é outra questão que está sendo alinhada pela prefeitura. “Além de turistas, trabalhamos para atrair investidores em hotelaria, gastronomia e artesanato, entre outros setores que vislumbrem geração de emprego, renda e progresso local e regional”, ressaltou Leila.

Programação

De acordo com a programação divulgada pela prefeitura, a festa será aberta a partir das 19 horas com terço e missa em seguida. Na sequência será feita uma homenagem a Lucas e família. O garoto, hoje adolescente, foi atendido com um milagre dos Santos, após uma queda da janela do apartamento dos avós, sofrendo um grave traumatismo craniano.

Após a homenagem haverá procissão luminosa. Em seguida, visita à exposição documental do Milagre e Marco Zero, apresentação do Projeto de Turismo Religioso e Rural e show com a banda gospel Rosa de Saron. Durante a festa, será realizada ainda exposição de artesanatos e produtos da agroindústria familiar. O município espera visitantes de toda a região da Comcam e de outras cidades do Paraná.

Arquitetura do milagre

Oficialmente, Juranda já está na rota do turismo religioso traçado pelo Governo do Estado. O Paraná vem fortalecendo as campanhas e as verbas para a expansão desse segmento, beneficiando muitos municípios. “Pleiteamos apoio e temos certeza que teremos, até porque nossos projetos são viáveis, inusitados e encantadores; sem dúvida, vão enaltecer e valorizar significativamente o centro-oeste do Estado”, espera Leila, ao informar as obras que fazem parte do complexo. Uma delas, o monumento ‘Marco Zero’, é o referencial da história do milagre; está sendo construído no centro da cidade, perto do local do acidente de Lucas. “Simboliza a vitória da vida, o triunfo da fé e da esperança sobre a agonia e o desespero”, explica.

Outra com propósito semelhante é “O Milagre de Juranda – Exposição documental”, montada no Centro Cultural. Nela, por meio de painéis, documentos e objetos, o turista conhece, detalhadamente, como o milagre aconteceu. Numa terceira etapa a prefeitura pretende construir, na praça Henrique Szafermann, o ‘Memorial do Milagre’, com linguagem arquitetônica inovadora. “Ele proporcionará ao visitante uma experiência sensorial inusitada, que o levará a refletir sobre o milagre da própria vida”, explica a prefeita.

No foco da quarta etapa está o ‘Parque Temático do Milagre – Estação Ponto Paraná’, que chamará a atenção pela grandiosidade; será construído às margens da BR 369, rodovia federal que corta o Estado do Paraná, em Juranda. “A edificação terá ambientes de encontro do turismo e do conhecimento, da arte, da cultura e da devoção”, resume a prefeita.

Obra do “Marco Zero”. Com o projeto, a prefeitura está tirando do papel o complexo de obras arquitetônicas e urbanísticas

A devoção aos Santos Pastorinhos em Juranda

O dia 03 de março de 2013 ficou marcado em Juranda, onde Lucas de apenas 5 anos (na época), ao brincar com a irmã, caiu da janela do apartamento dos avós e sofreu uma grave lesão cerebral. Os pais, ao verem o filho hospitalizado e em coma, recorreram às Irmãs Carmelitas do Mosteiro de Nossa Senhora do Carmo em Campo Mourão, a 69 km de Juranda, que reuniram-se em oração pelo menino, pedindo a intercessão dos Pastorinhos de Fátima, também crianças.

Lucas, desenganado pelos médicos, recuperou-se acordando do coma e perguntando pela irmã. Ele ficou sem nenhuma sequela. A cura que já era considerada um milagre pela comunidade local seguiu um longo e criterioso processo de canonização, onde um tribunal eclesial foi montado para que as testemunhas fossem ouvidas e o relatório encaminhado para o Vaticano.

A boa notícia veio no dia 27 de março de 2017 quando o Vaticano reconheceu a benção atribuída a Lucas através da intercessão dos Pastorinhos. Naquele ano o Papa Francisco canonizou os Pastorinhos na mesma data (13 de maio) em que se comemorava o centenário das aparições em Fátima, e assim Francisco e Jacinta tornaram-se as primeiras crianças santas não martirizadas. Com o milagre recebido por Lucas, em pouco tempo, Juranda se tornou conhecida no Brasil e no mundo católico.

Pastorinhos de Fátima

Santos Francisco e Jacinta Marto, pastorinhos de Fátima

Os Santos Pastorinhos nasceram na pequena aldeia de Aljustrel perto de Fátima – Portugal: Francisco Marto de 9 anos, irmão de Jacinta Marto, 7 anos, em 1917, na Cova da Iria juntamente com a prima Lúcia, de 10 anos, pastoreavam um rebanho de ovelhas, quando foram surpreendidos pelas aparições de uma Senhora vestida de branco. Era a Santíssima Virgem Maria, conforme a própria Igreja Católica reconheceu anos mais tarde.

Os Pastorinhos de Fátima compreenderam que teriam uma vida de sacrifício pela Santa Igreja, de oração pela paz no mundo e pela conversão dos pecadores. Vieram a falecer pouco tempo após as aparições (Francisco morreu aos 10 anos e Jacinta aos 9 anos), em consequência da pandemia da gripe espanhola. Seus túmulos encontram-se no interior da Basílica do Rosário no Santuário de Fátima em Portugal. Já Lúcia morreu em 2005, aos 97 anos.