Com mais 1 caso de Covid-19, Barbosa Ferraz adota toque de recolher e endurece medidas

Após mais uma confirmação de coronavírus (Covid-19), na tarde desta quinta-feira (18), elevando para 2 o número de casos, o prefeito de Barbosa Ferraz  assinou decreto com medidas mais rígidas de enfrentamento ao vírus. Entre elas está o toque de recolher a partir desta sexta-feira (19), das 22 às 6 horas do dia seguinte. 

A prefeitura estipulou também o funcionamento de bares, lanchonetes, sorveterias, e tabacarias,  somente até as 20 horas, medida que poderá ser mais restritiva ou liberatória, dependendo da situação epidemiológica do município. Ficou proibida a colocação de cadeiras e mesas aos clientes bem como o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. Vale lembrar que o uso de máscara de proteção é obrigado na cidade, conforme decreto estadual. 

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito, restaurantes e padarias poderão servir alimentos para consumir no local de segunda a sábado até às 20 horas e aos domingos até às 13h30, mantendo o distanciamento mínimo de 1,5 uma mesa da outra. Barbearias e salões de belezas poderão funcionar somente a agendamento prévio. 

A prefeitura recomenda que as atividades não essenciais do comércio evitem o atendimento presencial. Porém, comerciantes que optarem por manter sua loja aberta são obrigados a seguirem as normas de higienização vigentes. 

O município estipulou ainda que os velórios deverão ter duração máxima e 6 horas com presença máxima de 20 pessoas.  Ficam proibidos velórios em caso de morte por Covid-19. O não cumprimento das medidas acarretará em multa de R$ 500,00 ao responsável com o valor sendo dobrado em caso de reincidência.  

Além dos dois casos de Covid-19 confirmados no município, o “Boletim Coronavírus” da prefeitura informa que foram notificados 91 casos suspeitos, dos quais 17 estão em investigação e 14 foram descartados.  Ainda, 17 moradores estão em isolamento domiciliar.