Conheça 5 destinos com opções de lazer e ecoturismo gratuitas para visitar perto de Campo Mourão

Além de pontos turísticos naturais conhecidos em Campo Mourão, como o Parque Estadual Lago Azul, na região, também há diversas opções de visitação que proporcionam lazer e ecoturismo, muitas delas, gratuitas. Algumas incluem parques, grutas e cachoeiras, que possibilitam as mais diversas experiências com a natureza e com o turismo rural e religioso.

Os 25 municípios da Comcam fazem parte da região turística “Ecoaventuras, histórias e sabores”, junto com outras duas regiões: Caminho das Águas (Umuarama) e Cinturão Verde (Cianorte). Todas elas somam 56 municípios, que respondem ao Núcleo Regional de Turismo de Umuarama, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setu).

A chefe do setor, Francine Martines, falou à TRIBUNA sobre a importância de realizar um trabalho focado no potencial turístico de cada localidade. “Nosso foco é devolver e/ou desenvolver o espírito de pertencimento da população à região, mostrando que não é necessário ir muito longe para fazer turismo”, afirmou, ao ressaltar a relevância de também despertar a atenção e atrair turistas de outros estados e países para o interior do Paraná.

Confira, a seguir, algumas informações de cinco destinos com opções de lazer, ecoturismo e turismo religiosos perto de Campo Mourão, com base nas descrições repassadas pelo núcleo regional.

Entre as diversas opções turísticas gratuitas na região de Campo Mourão, há o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix (foto)

Fênix

Localizado a 66,9 quilômetros de distância de Campo Mourão, a pouco menos de uma hora de viagem, o município de Fênix – com 4.492 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2022 –, tem como um de seus principais pontos turísticos o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo.

Com uma área natural superior a 350 hectares, o parque é um refúgio para diversas espécies ameaçadas de extinção, como o macaco-prego, o urubu-rei, o juruva e o quati, entre outros animais. O espaço oferece um centro de atendimento aos visitantes, o Museu Paranaense, além de trilhas, lago e quiosques. Foi o primeiro parque estadual a ser tombado pelo Patrimônio Histórico, em 1948.

Outra opção de visitação gratuita na mesma cidade é a Igrejinha da Serra, também conhecida como Capela Santo Inácio de Loyola. O pequeno templo religioso foi erguido às margens do Caminho de Peabiru, uma trilha que se estende do litoral até o Peru. Segundo a lenda local, “caçadores de tesouros” costumavam cavar o solo da capela, acreditando que os jesuítas haviam escondido ouro no local.

Igrejinha da Serra, também conhecida como Capela Santo Inácio de Loyola, em Fênix

Goioerê

Com uma população de cerca de 28.970 habitantes, Goioerê está a cerca de 1 hora de Campo Mourão, a uma distância de 73,1 quilômetros. Belezas naturais, recantos cristãos e hospitalidade acolhedora são marcas registradas nessa cidade.

No contexto religioso, Goioerê se destaca como uma das três cidades brasileiras que possui um fragmento da Cruz de Jesus Cristo, ao lado do Museu Arquidiocesano de São Paulo e de uma ordem religiosa de Apucarana. A relíquia está exposta na Paróquia Nossa Senhora de Candeias, com sua autenticidade confirmada pelo Vaticano.

Gruta Nossa Senhora das Borboletas, em Goioerê

Mais um destino religioso para visitar na cidade é a Gruta Nossa Senhora das Borboletas. O local apresenta uma grande imagem de Nossa Senhora de Fátima, recebendo fiéis que buscam aprofundar a espiritualidade e a fé. Já para quem procura contato com a natureza, pode conhecer o Parque Ecológico Municipal Danilo Marques Moura. Com 24,16 hectares de área, a mata nativa e as trilhas direcionam a paisagens com belezas características.

Parque Ecológico Municipal Danilo Marques Moura, em Goioerê

Corumbataí do Sul

Corumbataí do Sul fica a 51,4 quilômetros de distância de Campo Mourão. O município com população estimada em 3.760 pessoas é conhecido por ser cortado pelo rio que dá nome à cidade, proporcionando belas paisagens naturais. Inclusive, um dos principais pontos ecoturísticos da cidade é o famoso Salto do Boi Cotó, que fica localizado em uma propriedade que é sede da tradicional Caminhada Internacional da Natureza no município.

Salto do Boi Cotó, em Corumbataí do Sul

Um símbolo de fé no local é o Morro do Cristo, com um monumento do Cristo Redentor de 15 metros de altura. No morro, que propicia uma visão panorâmica da cidade, também é possível a prática de esportes como voo de asa-delta. Ainda, no município, os visitantes também encontram o marco das 4 fronteiras, que marca a divisa entre Corumbataí do Sul, Campo Mourão, Peabiru e Barbosa Ferraz e carrega a história dos Caminhos de Peabiru.

Morro do Cristo, em Corumbataí do Sul

Nova Cantu

Um pouco mais distante de Campo Mourão, a 127 quilômetros, o município de Nova Cantu tem cerca de 6.790 habitantes e abriga belezas naturais e riquezas culturais. Entre as diversas cachoeiras presentes no município, uma das mais visitadas é a Cachoeira Saltão, a 6 quilômetros do centro da cidade. Embora ela fique em uma propriedade privada, pode ser visitada mediante agendamento ou quando há eventos na cidade.

Para quem visita ou está passando perto da cidade, outro espaço que proporciona contato com a natureza é o Lago Municipal. Na área ao ar livre, é possível fazer caminhada, atividades físicas, piquenique ou apenas relaxar com a família e os amigos.

Lago Municipal, em Nova Cantu

A Gruta de Nossa Senhora Aparecida, na rodovia sentido a Roncador, também é vista como um local de visitação indispensável no roteiro especialmente de fiéis, além de outros lugares considerados sagrados ao longo da chamada Rota da Fé, que passa pela cidade, atraindo diversos visitantes em busca de espiritualidade.

Quinta do Sol

Reconhecida estadualmente – inclusive por meio de lei – como a “Capital Paranaense do Folclore”, Quinta do Sol, distante 46,2 quilômetros de Campo Mourão, apresenta uma rica história cultural e também conta com opções de passeio. Com uma população formada por aproximadamente 5 mil pessoas, entre os lugares mais visitados, está a chamada Cachoeirinha.

Cachoeirinha, em Quinta do Sol

Essa é considerada uma boa opção para os turistas se banharem e entrarem em contato com a natureza. Ela fica situada na área rural de Quinta do Sol, região que apresenta água em abundância e diversidade de fauna e flora. O Rio da Várzea, nos limites com Itambé, e o Rio Ivaí banham parte do município. O Morro do Jaraguá é mais um destino local que proporciona diferentes experiências naturais.