Depois de CM e Luiziana, Engenheiro Beltrão fará castração de animais

Vários animais de estimação vêm sendo castrados na região de Campo Mourão por meio de um programa de castração do Governo Estadual, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Após Campo Mourão e Luiziana castrarem juntas 932 cães e gatos, chegou a vez de Engenheiro Beltrão receber nesta terça-feira (14) o castramóvel para cirurgias em 370 animais.  

Nesta segunda-feira (13) o município está fazendo cadastro de moradores que participarão do programa de castração. Além desta terça, os procedimentos cirúrgicos prosseguem também na quarta-feira (15), tanto em cães e gatos macho ou fêmeas. O castramóvel ficará na Associação dos Servidores Públicos de Engenheiro Beltrão (ASPUMEB). 

O local está sendo controlado pela prefeitura para evitar a aglomeração de pessoas, como prevenção ao coronavírus (Covid-19).  A Saúde ressalta aos moradores para irem ao local somente utilizando máscara de proteção. 

De acordo com informações, cerca de 4 mil animais de estimação serão castrados na região de Campo Mourão. A ação visa o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. Os convênios com os municípios foram firmados no final do ano passado. As prefeituras estão fazendo o cadastramento com base em critérios pré-estabelecidos pelo programa. 

A ação tem como público alvo famílias de baixa renda (até dois salários mínimos). Até três animais podem ser castrados por endereço entre cães ou gatos de cinco meses a sete anos, machos ou fêmeas de todos os portes. 

Serão contemplados também na região os municípios de Araruna, Corumbataí do Sul, Janiópolis, Mamborê, Quarto Centenário, Terra Boa, e Peabiru. O valor aplicado nas castrações é R$ 2,4 milhões, recurso de emendas parlamentares. O prazo para conclusão do programa é de um ano. Todos os animais receberão um microchip, cujo número constará no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia.