Equipe da Saúde de Roncador participa de ações de programa preventivo

A equipe da secretaria municipal de Saúde de Roncador participou nessa quarta-feira (29) das ações do Programa Controle das DCNT, Doenças Crônicas não transmissíveis, desenvolvido pela Coamo, na área de saúde preventiva de seus funcionários. A ação teve início na terça-feira (28) e realizou aproximadamente 200 atendimentos. 

O objetivo do programa é o diagnóstico precoce de possíveis doenças crônicas não transmissíveis, e com isso aumentar as chances e probabilidades de cura e com o menor tempo de tratamento. De acordo com a enfermeira Fernanda Larissa Kuchla, este é o quarto ano que a equipe da atenção primária em saúde do município colabora com o programa realizando a coleta de dados por meio de aferição de altura, peso, circunferência abdominal, pressão arterial e glicemia. 

A ação de coleta de dados dos Beneficiários do FUPS é realizada em todo o início de ano. Na sequência, as informações alimentam um Banco de Dados, que são monitorados por profissionais da saúde, médicos e enfermeiros, os quais orientam o que cada conveniado deverá fazer, acompanhamento médico ou exames. Aos participantes do programa de prevenção, será ofertada a oportunidade de inscreverem-se nos demais programas possíveis.

De acordo com o encarregado do setor operacional do entreposto de Roncador da Coamo, Jonival de Jesus Alves da Cruz, o programa já beneficiou centenas de pessoas no município. Entre os principais resultados destacados, estão atitudes simples tomadas pelas pessoas atendidas no programa como: parar de fumar e diminuir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas, incentivo à prática de esportes, além de mudanças de hábitos alimentares, para ter uma melhor qualidade de vida.

Com informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura.