Escolas de municípios da região são auditadas pelo Tribunal de Contas

Escolas públicas dos municípios de Luiziana e Juranda estão sendo auditadas esta semana por uma equipe de fiscais de controle externo da Coordenadoria de Auditorias do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR).

As fiscalizações são in loco. Ou seja, presenciais. Os auditores estão avaliando atividades que estão sendo executadas como parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2022. De acordo com informações do TCE, será feita a fiscalização em todas as escolas públicas de ensino fundamental mantidas por essas prefeituras, bem como as suas secretarias de Educação.

“As auditorias objetivam avaliar as ações dos municípios para oferecer aprendizagem adequada aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental”, explicou o responsável pelas fiscalizações, auditor de controle externo do TCE, Pedro Rafael Liparotti Chaves.

Entre os requisitos, serão avaliados: estrutura física das escolas; processo de reforço e recuperação dos alunos; o processo de avaliação diagnóstica dos estudantes; o processo de acompanhamento individualizado dos alunos; as ações específicas da Política Nacional de Alfabetização; o processo de seleção dos diretores das escolas; e as medidas de identificação e encaminhamento de casos de problemas psicológicos em alunos.

As fiscalizações do Tribunal estão sendo retomadas após dois anos paralisadas devido a pandemia da Covid-19. O resultado das fiscalizações será divulgado posteriormente pelo Órgão Fiscalizador.