Estudantes da rede municipal visitam viveiro do IAT em Engenheiro Beltrão

Em parceria entre Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/Iapar/Emater), Instituto Água e Terra (IAT) e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, alunos da rede municipal de ensino de Engenheiro Beltrão visitaram o Viveiro Florestal Luiz Sergio de Paula Knopki, no distrito de Figueira do Oeste, nessa sexta-feira (28), a convite do coordenador Antônio Teixeira da Silva (viveiro IAT).

A visita faz parte das diversas ações que compõem a agenda ambiental do município, entre elas Dia da Água, Semana Mundial do Meio Ambiente, Dia da Árvore e Dia do Rio. A unidade de conservação visitada pelos estudantes é uma reserva florestal do distrito, que está entre os 19 viveiros do IAT de todo o Paraná.

Na ocasião, os alunos, funcionários e secretários do município tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto Arboreto, que foi instalado na unidade de conservação próximo ao viveiro. O arboreto é um espaço voltado para a proteção da diversidade arbórea e possibilita que seus visitantes aprendam sobre os diferentes usos da floresta e como ela interage com o meio ambiente.

Assim, os arboretos consistem em verdadeiros locais de aprendizagem ambiental, onde pode ser transmitido o conhecimento técnico sobre espécies florestais. Também foi apresentada a ação “Um dia no viveiro”, sendo realizado um “tour” pelo viveiro mostrando cada etapa do processo de produção de mudas, como o preparo do substrato e preenchimento dos tubetes, semeadura, crescimento, rustificação e expedição.

Durante a visita, foram realizadas palestras, com os temas “Descarte correto de resíduos” e a “Importância das matas ciliares e proteção de nascentes”. De acordo com a unidade de extensão rural local, ações como essas contribuem para posicionar o estado do Paraná como maior preservador da Mata Atlântica do país.