Fênix promove campanha de recolhimento de eletroeletrônicos na quinta-feira
Durante a próxima quinta-feira (6), o município de Fênix promoverá uma campanha para recolhimento de lixo eletrônico. Equipamentos que não têm mais utilidade para as pessoas podem ser destinados de forma adequada.
A entrega dos resíduos poderá ser feita pelos moradores na praça do Banco Itaú, centro da cidade, durante todo o dia. A ação tem o objetivo de chamar a atenção para a logística reversa desses equipamentos.
“É uma ação muito importante e esperamos que toda a população possa contribuir com esse cuidado ao meio ambiente”, comentou o prefeito da cidade, Junior Molina, ao lembrar que o lixo eletrônico, se depositado de maneira errada, como em aterros sanitários, oferece danos como poluição, degradação do solo e da água, o que prejudica toda a população.
A campanha visa evitar que esses equipamentos sejam depositados na rua ou lançados em terrenos baldios, áreas de ‘bota fora’ ou ainda encaminhados para aterros. Estes resíduos, além de possuírem componentes com valores agregados, como alumínio e outros, também possuem substâncias tóxicas, o que prejudica o meio ambiente se descartados de forma irregular.
A destinação adequada do material recolhido durante a quinta-feira será feita pelo município. A população poderá descartar geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, condicionadores de ar, microondas, TVs, aparelhos de som, pequenos eletrodomésticos como batedeiras, secadores, liquidificadores, ferros de passar, microcomputadores, laptops, celulares, tablets, entre outros.
A campanha será realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Fênix em parceria com o Rotary Club da cidade. O Secretário de Meio Ambiente e Turismo do município, Cesar Toshiko, reforçou que a ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de separar corretamente o lixo eletrônico.
“Assim como separamos o lixo orgânico dos recicláveis, também precisamos destinar corretamente os resíduos eletrônicos. Por conta de suas particularidades, esse tipo de lixo deve ser descartado separadamente e encaminhado para um sistema de reciclagem adequado”, orientou.