Grupo folclórico de Roncador encerra ano em Mostra Cultural de Campo Mourão

O grupo folclórico ucraniano Associação Vesná, de Roncador, foi o destaque da noite de segunda-feira (28), na Mostra Cultural realizada pelo projeto Campo Mourão Cidade Natal. Por conta da pandemia de Coronavírus, este ano a apresentação foi on line. “Teve ano de fazermos mais de uma hora de espetáculo, com mais de 40 integrantes. Desta vez, porém, teve que ser mais modesta, com 9 dançarinos, mas foi um espetáculo muito bonito, com a interação do pessoal da Associação Sou Arte”, ressaltou o presidente executivo da Vesná, Vidal Kovalek.

Ele ressalta que a Associação realiza quatro grandes eventos anualmente, mas este ano foi necessário reduzir muito as atividades. “Realizamos eventos on line, inclusive recentemente o Festival de Danças Ucranianas, com grupos também de outros estados. Teve 20 grupos folclóricos, com transmissão ao vivo em duas emissoras de TV da Ucrânia, com apoio da embaixada ucraniana”, explicou.

Segundo ele, o festival, realizado este ano em Roncador, proporcionou visibilidade não só ao grupo como à cidade. Uma novidade, que também projeta a Associação Vesná, são as aulas de língua ucraniana, ministradas pela irmã Zenóbia, com formação na Ucrânia. Ela monta as vídeo aulas, que são disponibilizadas on line gratuitamente. Teve aula acompanhada por mais de mil pessoas”, relata Kovalek. Alguns ensaios também são passados por vídeo pelos professores para os alunos praticarem nas próprias casas.

Histórico
Fundado na década de 70, através da iniciativa das irmãs da Escola Nossa Senhora das Graças, o grupo folclórico é formado por jovens do município de Roncador. Em 1977 o grupo já estruturado foi formalizado pelo padre Marcos Heuko, então pároco da Comunidade ucraniana de São Nicolau e recebeu o nome de Vesná, palavra de origem ucraniana que significa “Primavera”. 

Em 2015 o grupo passou por uma transformação e tornou-se a Associação Vesná, agora mais organizada, com patrocínio Master da Coamo Agroindustrial Cooperativa. Com quase 150 integrantes, hoje a associação é reconhecida não somente pelos passos de danças, mas também pelo englobamento da cultura ucraniana como um todo.