IDR Paraná realiza Manhã de Campo sobre manejo de solo em Luiziana
Nessa terça-feira (10), foi realizado, pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), em Luiziana, um evento técnico voltado ao manejo sustentável de solos agrícolas. A Manhã de Campo contou com o apoio da Prefeitura de Luiziana e reuniu produtores rurais interessados em aprimorar suas práticas de cultivo por meio do uso de plantas de cobertura de inverno.
De acordo com Laura H. G. da Silva, extensionista do IDR-Paraná, o principal objetivo do encontro foi demonstrar a efetividade de plantas melhoradoras do solo, como aveia, triticale, nabo e centeio. Essas espécies são amplamente recomendadas para melhorar a cobertura do solo, auxiliar no controle de plantas daninhas, promover maior infiltração de água, regular a temperatura do solo e criar uma palhada protetora. Além disso, elas contribuem para o controle de doenças e nematoides, fatores que podem prejudicar a produtividade agrícola.
O evento contou com palestras técnicas ministradas pelos especialistas Celso Daniel Serato e Eliezer Tierling, do IDR-Paraná de Maringá e Campo Mourão, respectivamente. Eles compartilharam seus conhecimentos sobre o manejo adequado do solo com os agricultores presentes, que fazem parte das Unidades de Produção Familiar (UPF) assistidos pela unidade municipal de extensão rural.
Na oportunidade, os participantes puderam tirar dúvidas e entender mais sobre as técnicas que podem aplicar em suas propriedades para melhorar a eficiência agrícola. A iniciativa foi bem recebida e avaliada pela comunidade agrícola local, reforçando a parceria entre os produtores, estado e município em prol de uma agricultura regenerativa, produtiva e sustentável.
“Essas plantas não só melhoram a saúde do solo, mas também aumentam a produtividade e, consequentemente, a renda dos produtores. O uso de plantas de cobertura é uma estratégia que traz benefícios a curto e longo prazo para o manejo sustentável da agricultura”, enfatizou Laura Helena.