Mais de 200 famílias serão beneficiadas pelo programa ‘Compra Direta’ em Barbosa Ferraz

Produtores da agricultura familiar ligados à Associação de Feirantes de Barbosa Ferraz (AFEIBARF) iniciaram nesta semana o fornecimento de alimentos a entidades assistenciais de Barbosa Ferraz, por meio do Programa Compra Direta Paraná. O programa irá beneficiar mais de 200 famílias da cidade. O projeto será executado em três meses, podendo ser prorrogado por até seis meses, com investimento de R$ 74.482,92.

O programa contará com o apoio de entidades sociais do município como CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, Casa Lar de Barbosa Ferraz e Lar dos Idosos Santa Rita. 

Para o produtor Luiz Félix, os recursos chegaram em boa hora, pois irá movimentar a economia de 32 famílias de agricultores familiares, vinculados à Associação dos Feirantes de Barbosa Ferraz (AFEIBARF), dando mais esperança ao pequeno produtor. “Com a pandemia as vendas caíram muito e a partir de agora teremos mais fôlego para tocar nossa produção”, disse ele.

A responsável pelo Lar dos Idosos Santa Rita de Barbosa Ferraz, Zegilda Cafisso, disse que os alimentos irão fazer toda a diferença no município, principalmente neste momento de pandemia. “O ato de lembrarem do Lar e de seus moradores faz toda a diferença, por isso nosso agradecimento pelo empenho de todos”, reconheceu.

No Paraná, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) prevê um investimento de R$ 20 milhões com este programa social, que tem como foco principal promover o acesso à alimentação saudável à população mais carente, incentivando a agricultura familiar, ampliando a geração de renda e fortalecendo o desenvolvimento local.

Para os extensionistas do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR – EMATER), Rafael Piovezan, Marcelo Agenciano e Marcos Brito, o Programa Compra Direta Paraná, além de apoiar a população mais vulnerável no enfrentamento do coronavírus, fornecendo alimento saudável, busca estimular o cooperativismo e o associativismo.